O trabalho dignifica o homem!!!

trabalhar-com-prazer-3-419

Como dizia Benjamin Franklin (1706 – 1790), “o trabalho dignifica o homem”. Essa frase, tão intensa e marcante, evidencia o quão relevante é o fato de trabalharmos e o quanto esse é importante não somente para nós, sujeitos, mas para a sociedade.

Em uma sociedade altamente capitalista, é possível dizer que o trabalho é o principal fator de produção de riqueza. No entanto, a importância do trabalho vai muito além do dinheiro que é recebido por este. Com o trabalho, o ser humano toma consciência de si e de seu valor. Nós construímos e transformamos nossa realidade, além de nos estabelecermos como sujeitos e, assim, nós transcendemos! Se o trabalho é o esforço físico ou mental com vistas a um determinado fim, por assim dizer, o trabalho não apenas dignifica o homem, mas também “dá sentido” à humanidade dele!

O trabalho é, certamente, um dos elementos mais gratificantes da vida, na medida em que produzimos algo que nos realiza como pessoas. É interessante pensar que todas as pessoas têm algum tipo de talento, talento este que podemos colocar a favor da execução de um trabalho. Cabe a cada pessoa descobrir e explorar ao máximo o seu potencial.

Muitos não encontram no trabalho motivação, para tirar dele o máximo de realização e gratificação. Outros até detestam. Mas o que ocorre com essas pessoas, é que elas ainda não se encontraram na vida. Não descobriram realmente a sua profissão e o que realmente gostam de fazer.

Quando há um equilíbrio entre desejo, habilidades e conhecimento, o trabalho se transforma em algo extraordinário. Quando há satisfação nos que fazemos, nos entregamos com paixão, e isso é incrível. Tendo paixão, a vitória profissional é algo totalmente natural.

Pensando nessa perspectiva, trabalhar, mesmo que seja muito, não faz nenhum mal. Pelo contrário. Trabalhar é uma atividade que, quando há envolvimento, nos traz satisfação, prazer, paz e equilíbrio psíquico, o que faz com que, consequentemente, tenhamos melhores condições físicas, além de uma vida fértil e saudável.

Quando produzimos, todo o nosso organismo funciona em harmonia, não existindo espaço para doenças ou mesmo uma desorganização orgânica. Trabalhar e se sentir bem com isso nos torna felizes, contemplados, com maior qualidade de vida e longevidade.  Em contrapartida, um trabalho estressante, que não gostamos e que executamos exclusivamente pelo salário, pode nos causar doenças orgânicas, psicológicas, além de uma tristeza profunda, que pode até mesmo encurtar a nossa vida.

Temos que viver com satisfação, pois assim garantiremos nossa saúde! Nossas emoções atuam intensivamente em nosso organismo. Se você trabalha satisfeito, emocionalmente trabalha a seu favor.

Anúncios

12 pensamentos sobre “O trabalho dignifica o homem!!!

  1. impressionante! lindo!…
    isso é se dar o valor de tudo aquilo q se faz ou em q se representa em uma entidade ou órgão sabendo q o trabalho ñ é em vão,mas precioso em varios aspecto de nós mesmo.o trab alimenta e satisfaz nossa saúde,nos faz reconhecer nossas importancias e valor etc.

  2. PENSO QUE O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM, MAS NÃO FAZ UM HOMEM OU UMA MULHER NA MAIORIA DAS VEZES UM BOM CARÁTER, PELO CONTRÁRIO, MUITAS VEZES FAZ AS PESSOAS FAZEM É SE CORROMPEREM CADA DIA MAIS E MAIS. ENTÃO SÓ DO FATO DA PESSOA TRABALHAR NÃO DIZ NADA SOBRE UMA PESSOA, DEVE INVESTIGAR A VIDA DA PESSOA, SE VERDADEIRAMENTE TEM BOA ÍNDOLE OU SÓ TEM APENAS BOA REPUTAÇÃO.

    • Sim, indiscutivelmente a questão do caráter envolve uma diversidade de fatores. Não necessariamente a pessoa se corromperá no processo de trabalho. Se ela realmente estiver investida no processo de crescimento próprio e focada não somente no recebimento financeiro, o trabalho auxiliará mo desenvolvimento das habilidades desse sujeito.

  3. Cuidado com o trabalhar “mesmo que seja muito”, tenho aprendido isso pois na terapia sou sempre questionada quando uso a palavra “muito”. O trabalho “dignifica” mas digo também que pode “matar”! Não canso de ver pessoas em graus de estresse ( e doenças causadas por ele) na busca do sucesso sem realmente ver o que isso significa. Não é só satisfação FÍSICO e MENTAL , mas com certeza ESPIRITUAL. E pelo o que sei, em nossas vidas, pelo menos na minha, há TRABALHO mas também há FAMÍLIA (“de todos os jeitos”), pois vejo pessoas abrindo mão de estar com a família (filhos, principalmente) em prol do SUCESSO/ VAIDADE!!) , AMIGOS (esses são pra toda a vida!) e VOCÊ ( O eu sozinho!). Numa consulta de perícia médica anual, o médico do Trabalho me disse, “Primeiro Você e depois o trabalho” e li assim: se você não cuidar de sua saúde ( lê-se: mental, física e espiritual) uma hora esse seu ” máximo de trabalho” vai chegar no seu corpo,e você vai ficar doente. Pesquisas mostram o nível de doenças em diversos setores do dito TRABALHO. Claro que é uma satisfação em trabalhar, mas com calma, pois o SUCESSO é o que mesmo???Ainda mais neste dito mundo “altamente capitalista”!!!!!! abraço.

    • O trabalho é excelente, revigorante e fundamental para uma vida confortável na modernidade. No entanto, você está certa quando diz que outros valores precisam ser preservados e ocuparem um lugar de destaque em nossas vidas! O essencial é manter o equilíbrio em todos os setores de nossa vida!

      • Se Deus houvesse isentado
        do trabalho do corpo
        o homem, seus membros
        se teriam atrofiado;
        se o houvesse
        isentado do trabalho
        da inteligência,
        seu espírito teria permanecido
        na infância, no estado
        de instinto animal.

  4. Se Deus houvesse isentado
    do trabalho do corpo
    o homem, seus membros
    se teriam atrofiado;
    se o houvesse
    isentado do trabalho
    da inteligência,
    seu espírito teria permanecido
    na infância, no estado
    de instinto animal.

  5. Trabalhar e algo muito positivo para o Homem. Imagine se a primeira invencao de excelencia tivesse falhado, o que seria? Embora seja de escravatura e trabalho forcado nas minas e plantacoes e depois a presenca de trabalho livre no presente momento, assim sempre impulsionou a dignidade humana. Vejemos, a primeira, a questao, qualquer pergunta nos surge em frente, por exemplo, Quem e? Quem aquele? a resposta nos surge, este Manuel e aquele e Alberto e se for trabador de uma empresa sera chamado trabalhador da X, Y, assim significa que, trabalhar e, e sempre sera algo positivo, desejar feliz semana e dia do trabalhador. O trabalhador devera valor mais a sua missao e o seu bem fazer na sua real missao que forem incumbidos assim mais e melhor reconhecidos. Cumpts a todos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s