Disciplina é a lei!

logo_com_america

Você certamente conhece algumas pessoas que simplesmente são bem sucedidas em tudo o que fazem: profissionalmente, se mantém em ótimos relacionamentos afetivos, familiares e com amigos, praticam esportes e ainda têm tempo para cumprir tarefas ocasionais sem ao menos se estressar ou se desmotivar. Sorte? Destino? Não. O segredo para uma vida de sucesso tem um nome simples, mas nem sempre fácil de ser cumprido: disciplina.

A disciplina é uma das qualidades para a construção de uma vida que vale a pena. As pessoas de sucesso mantêm um equilíbrio entre trabalho, família, estudos e até mesmo conseguem tempo para fazer nada”, afirma o consultor de empresas Eugênio Mussak, autor de nove livros, entre eles Preciso Dizer o Que Sinto (editora Integrare). Segundo o escritor, ser disciplinado não significa ser rígido. Ao contrário do que se pensa, até para levar uma rotina com leveza é preciso disciplina. “O disciplinado é o mestre da própria vida porque ele define como seguir o seu caminho”.

Mais do que um comportamento, a disciplina é um estilo de vida. Esta harmoniza liberdade de escolha, o que faz com que você tenha controle de suas próprias ações. Para tal, é primordial o autoconhecimento. Mussak diz que “disciplina depende, acima de tudo, de se conhecer. Se você sabe das suas forças e fraquezas, é mais fácil acertar nas escolhas. E a maior de todas as liberdades é saber escolher o que é certo para você.”

O autocontrole só é atingido quando a pessoa consegue manter uma vida com disciplina. Quando você não se conhece, o que pode acontecer é se tornar um sujeito altamente manipulável, especialmente no campo emocional. Quando você se conhece, sabe diferenciar com clareza o que realmente deseja, precisa fazer ou deve aceitar.

Qual é a melhor forma de exercitar a disciplina? Não existe uma fórmula única, já que cada pessoa reagirá de maneira particular, mas uma boa orientação seria fazer escolhas que agradam a si mesmo e viver o dia-a-dia sem ultrapassar os próprios limites.

Definir o que é importante e o que é fundamental na própria vida também pode ser interessante. Por exemplo, para muitas pessoas, o trabalho é importante, mas ter saúde e viver bem com a família é fundamental. Isso fará com que você faça escolhas mais sensatas e evita, posteriormente, sentimentos de culpa.

Além disso, quanto tempo você tem se dedicado à família? A atividades regulares? Tem cuidado de sua saúde física? E de sua saúde mental? Tem praticado exercícios físicos regularmente? Tem se dedicado ao seu desenvolvimento profissional? Separa mensalmente uma parte da sua renda para um projeto futuro? A ideia é fazer com que cada uma dessas respostas seja dada da maneira mais positiva possível. Isso é um sinal claro de disciplina. Como a disciplina é uma competência, esta pode ser aprendida e treinada a partir da decisão e da persistência de cada um de nós. Em suma, quando a disciplina está presente, tudo aquilo que é planejado será executado, sem a menor dúvida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s