Psicologia das cores

cores

As cores são assimiladas pela visão, que é o sentido que mais rapidamente conduz informações até o cérebro. Podemos dizer, dessa forma, que os olhos são os sensores e o cérebro, o processador.

Quando escolhemos uma cor para elaborarmos um trabalho, é preciso compreender que estamos lidando com um elemento de estímulo imediato e que a cor escolhida desencadeará diversas reações em seus observadores, positivas ou negativas.

Podemos afirmar que as cores influenciam (e muito) o estado psicológico das pessoas de diversas maneiras e são mais ligadas às emoções. É um fato que as pessoas se lembrarão mais das cores do que das formas.

Vejamos a representação das principais cores do dia a dia:

Azul: é uma cor discreta, reservada, que parece afastar-se. Normalmente expressa confiança, harmonia, reserva, afeto, amizade, fidelidade e amor.

Vermelho: é a cor que sai ao encontro. Excelente para expressar alegria entusiasta e comunicativa. É a cor mais excitante de todas e pode significar paixão, emoção, agressividade, ação e perigo.

Amarelo: destaca-se sempre em todas as partes e sobre todas as coisas. É a cor da luz, que pode significar egoísmo, ciúmes, inveja, ódio, adolescência, risco, prazer.

Rosa: o ditado popular “mundo cor-de-rosa” de fato evidencia a simbologia dessa cor: ingenuidade, bondade, ternura e ausência de toda forma de mal.

Violeta: indica ausência de tensão. Pode significar tranqüilidade, calma, autocontrole, dignidade, aristocracia, como também pode indicar violência, engano, agressão premeditada.

Laranja: é a cor do fogo flamejante, escolhida como sinal de precaução. Significa regojizo, festa, prazer e aurora.

Branco: é a cor que transmite inocência, paz, divindade, estabilidade absoluta, infância, calma e harmonia.

Cinza: é a cor que iguala todas as coisas e que dá espaço para que cada cor tenha seu espaço sem sofrer nenhum tipo de interferência. Normalmente expressa desconsolo, passado, velhice, indeterminação e desânimo.

Preto: é a cor que tem a tendência de evidenciar tudo o que está escondido, velado e pode significar separação, morte, tristeza e noite. Também possui sensações positivas como seriedade, pesar e nobreza.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s