Como fazer com que meu parceiro compreenda o meu desejo?

namoro-cristao-10-dicas-para-saber-se-seu-namorado-ou-namoro-e-de-deus

Você sabia que a maioria dos problemas relacionais é desencadeada pela ausência da realização das expectativas de um ou de ambos os parceiros? Isso ocorre com uma grande freqüência porque muitas expectativas são expressas de uma forma que o parceiro não compreende, ou ainda através de obrigações e sermões. Tudo isso acaba despertando o sentimento de frustração, quando na verdade o que desejamos é experimentar o momento da transformação da nossa expectativa em realidade.

O primeiro e mais importante passo é saber falar de nossas expectativas de maneira clara e precisa. O sujeito que está do outro lado precisa compreender o que esperamos dele. Quando isso acontece, ele terá condições de manifestar se está apto ou não a realizar a nossa expectativa. Mas como fazemos isso?

Coloque a sua expectativa em uma frase e evite formulações negativas como, por exemplo, “não quero que você…”. Ao invés disso, use “eu quero que você…”.

Em seguida, avalie a sua expectativa: em uma escala de 0 a 10, em que 0 significa “nada importante” e 10 “muito importante”? Além disso, é interessante pensar se essa expectativa é realmente importante para você ou se está sendo influenciado por alguém: (amigo, chefe, mãe, personagem de novela).

Deve-se avaliar ainda se a pessoa em questão tem condições de realizar a sua expectativa (financeira, social, características de personalidade, metas para o futuro, tempo disponível).

Declare suas expectativas com frases que se iniciem com “eu gostaria que”, “eu preciso que”, “é importante para mim” e “é do meu interesse”. Desse modo, fica evidente para ambos que você é o emissor e o outro o receptor.

Outro ponto fundamental é pensar que o parceiro também tem expectativas e que este é um momento propício para esclarecer se as suas expectativas se complementam e se são ou não compatíveis. Nesse momento, é imprescindível não cair em armadilhas como a culpa e a irritação.

Por fim, esteja disponível para procurar um compromisso. Lembre-se sempre que palavras, atitudes e ações do parceiro têm muito a ver com suas características pessoais, seus planos, desejos e interesses e não se resumem ao gosto de criar conflitos e contrariar. Não hesite em abrir mão de expectativas quando perceber que a sua realização está comprometida no momento. Liberando expectativas travadas, liberamos também energia vital para a realização de outros sonhos e de novas expectativas.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s