Auriculoterapia e depressão

20150719151258389358u

A depressão é um distúrbio afetivo que pode acompanhar o homem ao longo de sua trajetória. Uma em cada cinco pessoas no mundo apresenta o problema em algum momento de sua vida e a prevalência da depressão tem sido estimada em 19% da população mundial.

Os principais sintomas da depressão são a tristeza, a baixa autoestima, a falta de confiança em um futuro melhor, o pessimismo, a prostração e a ansiedade. Infelizmente, há casos tão intensos de depressão, que o sujeito pode chegar a atentar contra a própria vida. Atualmente, o suicídio é responsável pela morte de um milhão de pessoas a cada ano, de acordo com a Organização Mundial de Saúde.

Existem evidências científicas de que há alterações químicas no cérebro do sujeito deprimido, principalmente com relação aos neurotransmissores (noradrenalina, serotonina e em menor proporção, dopamina) e estas substâncias são responsáveis, entre outras funções, por transmitir impulsos nervosos entre as células. Sendo assim, há não somente fatores sociais e psicológicos, mas também fatores fisiológicos no desencadeamento da depressão.

A auriculoterapia, que é uma técnica oriental de tratamento baseada nos princípios da Medicina Tradicional Chinesa, tem sido utilizada para atuar em condições de desequilíbrio emocional e tem obtido resultados satisfatórios em estudos sobre ansiedade, estresse e controle de sintomas de abstinência em drogados. Há evidências de que a estimulação de pontos auriculares pode ativar pequenas fibras nervosas mielinizadas que enviam impulsos para a coluna espinhal, cérebro, pituitária e hipotálamo, causando liberação de endorfina no sangue.

O pavilhão auricular possui um microssistema, no qual apresenta todo o corpo humano em pontos específicos da orelha. A rica inervação dessa região conecta-se ao Sistema Nervoso Central e faz com que estímulos na orelha resultem em reações nos órgãos e sistemas do corpo.

Entre os benefícios dessa técnica, destacam-se a melhoria da insônia, alívio de dores em geral, aumento da energia vital e redução do cansaço físico e/ou psicológico, ajuda nos tratamentos de emagrecimento, eliminação de vícios, melhoria de estados depressivos, ansiedade e estresse e harmonização da energia do organismo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s