Televisão: uma aliada!

shutterstock_121480558

Depois de um dia exaustivo de trabalho, nada mais gostoso que retirar os sapatos, se jogar no sofá e ligar a televisão para assistirmos nosso programa favorito! Sendo esta uma atividade tão agradável, por que para muitos é considerada como algo negativo e que deve ser evitado? Será que realmente deveríamos fazer qualquer outra coisa mais criativa e interessante, como praticar um esporte ou aprender a tocar um instrumento, ao invés de assistir televisão?

Um estudo (Derrick , 2012) revela que a televisão pode ser uma utilidade, apesar de tudo o que é dito sobre a mesma. Parece estranho? Vamos compreender!

O maior problema de um dia estressante é que este consegue extinguir quase que completamente o nosso autocontrole. Este é um recurso finito que desaparece com facilidade ao fim de cada dia. Por melhor que seja a intenção de atividade para o final do dia, fato é que a maioria esmagadora das pessoas estará exausta. Em um artigo do “Journal of Personality”, um grupo de psicólogos afirma que o autocontrole está diretamente relacionado com o sucesso em variados setores: autoestima, melhores respostas emocionais, melhores competências interpessoais.

Assim, uma boa maneira de “renovarmos” o nosso autocontrole é termos ao redor um meio social familiar. Pessoas que conhecemos bem fazem com que tenhamos a sensação de pertencimento, bem como recarrega as nossas “baterias”, melhorando nosso humor e a sensação de autorrealização.

O mais curioso é que o estudo acima mencionado evidencia que as pessoas “vivem” os personagens da televisão como reais e estes também proporcionam uma sensação de pertencimento, já que se tornam conhecidos pelos telespectadores.

Em uma de suas pesquisas, Jaye Derrick, da Universidade de Bufalo, descobriu que após esgotarem o autocontrole, é comum que as pessoas procurem um universo familiar de ficção, um programa de TV ou até mesmo o livro favorito. Um segundo estudo trouxe à tona a necessidade de que esse universo de ficção seja familiar tal como o que podemos apreciar em boas comédias, novelas ou séries de ficção.

Isso não quer dizer que devemos mergulhar de cabeça no mundo televisivo. Não quer dizer também que devemos deixar de conversar com amigos ou estar com pessoas da família, que são as verdadeiras relações sociais. A pesquisa afirma somente que em períodos curtos, sem excessos, assistir um programa de TV pode ter um efeito regenerador do autocontrole!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s