O meu filho não dá trabalho!

momento-desmame

“O meu filho não dá trabalho nenhum” é o tipo de afirmativa que precisa ser observada quando se refere a um filho adolescente. A adolescência é um período de transformações tanto no aspecto físico quanto no aspecto emocional do sujeito, mudanças estas que trazem consigo uma série de alterações na maneira como o próprio indivíduo vivencia a realidade. Por isso, a não exteriorização dessas características pode trazer à tona pistas que indicam alguns problemas:

Quando o adolescente é excessivamente apático, indisposto e pouco motivado para realizar qualquer tipo de atividade, podemos pensar na possibilidade deste estar vivenciando uma depressão, transtorno que em muitos casos desencadeia-se na segunda infância. O isolamento social é um dos indicadores de um estado depressivo. Quanto mais cedo a identificação da depressão acontece, mais rapidamente medidas são tomadas, o que fornece um menor tempo de tratamento e resultados mais satisfatórios. Quando não identificado, esse transtorno pode ter um estado recorrente durante grande parte da vida da pessoa, visto que é na adolescência que a estrutura da personalidade é organizada. Uma avaliação psicológica não tem um custo financeiro e emocional tão elevado e pode evitar problemas que podem desencadear conseqüências permanentes ou de tratamento muito difícil.

Além disso, a não exteriorização das características típicas dos adolescentes pode ser um indicador de déficit no desenvolvimento biológico, que pode ser reconhecido por um atraso no nível do desenvolvimento físico, a continuação de uma linguagem infantilizada, uma estrutura de rosto infantil (olhos muito grandes e mais próximos, o não desenvolvimento do queixo, entre outros) e uma dificuldade de se relacionar com adolescentes da mesma faixa etária.

Desse modo, os pais devem se manter atentos e observarem o desenvolvimento dos filhos. Se estiver desconfiado de alguma dificuldade nesse processo, procure ajuda! Quanto antes, mais beneficiado o adolescente será! Já conversou com seu filho hoje?

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s