Agressividade em crianças

crianca-violenta-20130502-size-598

A agressividade pode acontecer de várias formas, em variadas situações. Quando quem se comporta de forma agressiva é uma criança, a situação não é diferente. A questão é que quando há uma criança que apresenta comportamento agressivo, é comum que a família fique presa a sentimentos de impotência e angústia, não sabendo como proceder.

As crianças gritam, choram, dão pontapés, mordem, entre outros. Isso faz com que em alguns momentos pensemos na possibilidade de a criança estar aprendendo esses comportamentos através das mídias: televisão, computador, jogos virtuais, ou ainda a partir do envolvimento com outra criança. Independente disso, o importante é que pensemos sobre a maneira pela qual deveremos lidar com essa situação.

Reconhecemos que a criança constrói modelos de interpretação da realidade que determinam as interações sociais futuras. Caso haja uma estrutura de base de suporte afetivo-emocional, é muito provável que a criança se desenvolverá de maneira estruturada. Em compensação, caso haja situações prolongadas de frustração afetiva, isso poderá desencadear uma futura desadaptação.

A melhor maneira de prevenir comportamentos agressivos em crianças é o aumento de fatores protetores e a diminuição de fatores de risco, em um processo que integre a criança com a família.

Normalmente, as crianças agridem porque ao se comportarem dessa maneira, descobrem um jeito de comunicarem por atos aquilo que ninguém consegue traduzir por palavras, em uma espécie de autorrecompensa por algo que lhe fizeram. Mesmo que não seja o ideal, essa é a maneira que as crianças encontram para declararem escancaradamente que existem, havendo variadas formas de levantarem a voz na vida, como por exemplo agindo, falando alto, ou simplesmente se mantendo em silêncio. Essas crianças optam pela agressividade para declararem ao outro que não precisam dele quando, na verdade, é o que mais precisam. Desse modo, sejamos pacientes e tolerantes com as crianças, fornecendo espaço e mecanismos para que elas aprendam maneiras diferentes e mais positivas de se expressarem.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s