Música e bom humor: uma dupla dinâmica!

mulher-de-bom-humor-9313

Ouvir música é uma excelente ferramenta para a melhora do bom humor. Você sabia disso?
É bem possível que você já tenha observado os efeitos que a música traz para a sua rotina. É comum que quando estamos parados em grandes filas de trânsito e certamente irritados por causa disso, uma música que gostamos comece a tocar no som e fiquemos com vontade de cantar e dançar, perdendo completamente o foco do que estava fazendo que com ficássemos negativamente ansiosos. É também frequente que após um exaustivo dia de trabalho, coloquemos um pendrive com as nossas músicas favoritas e que este atue como um elixir que permite que nos sintamos mais relaxados, felizes e otimistas.

Isso não acontece por acaso. Estudos recentes indicam que a música, assim como outros estímulos como a comida e o sexo, tem a capacidade de ativar circuitos especializados de neurônios, no caso, os circuitos de motivação e recompensa do sistema nervoso, que produzem e regulam a sensação de prazer.

Sempre que esses circuitos são ativados, há a liberação de neurotransmissores, especialmente as endorfinas, que conduzem a uma grande variedade de sensações de bem estar e satisfação existencial. De fato, as endorfinas geram motivação, energia, alegria e otimismo, além de diminuir a sensação de dor, bem como o alívio da ansiedade e da depressão.

Mesmo que a música não seja algo essencial à vida humana, como esta apresenta a capacidade de induzir sensações de prazer, é considerada um benefício considerável para o nosso bem estar físico e mental.

Não somente a música, mas a arte de um modo geral, são partes do arsenal do homem primitivo, que vivia à margem do medo e da angústia. A partir dessas descobertas, podemos afirmar que os nossos ancestrais possivelmente recorreram a estas formas de expressão como uma maneira de aliviar as suas variadas dificuldades de sobrevivência.

Então, o que está esperando para ouvir aquela música que tanto gosta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s