Foco no presente: exercício

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A atividade a seguir é relativamente simples e poderá ser útil para que você se concentre com mais facilidade no momento presente, desde que se dê conta de que é um exercício que precisa ser praticado constantemente. É importante lembrar que uma das maiores armadilhas para a desconcentração é que nossa mente vagueia de um pensamento para o outro com rapidez. A consequência disso é nos sentirmos frustrados e perdidos. Esse exercício fará com que você focalize a atenção em um único objeto. A principal função dessa atividade é treinar o “músculo mental”, o que significa que de maneira progressiva, você aprenderá a manter o foco e a atenção no que está a observar. A partir da prática, irá tornar-se melhor em focalizar a atenção naquilo que é mais importante no momento.

Fique tranquilo caso se distraia com os seus pensamentos, memórias e outras sensações. É comum que em exercícios do tipo essa situação ocorra. Não há qualquer problema. Dê o seu melhor para não se criticar ou parar o exercício. Somente observe o pensamento que surge em sua mente quando ela está no objeto e traga a atenção novamente para o objeto.

Escolha um pequeno objeto que possa colocar sobre uma mesa, que seja seguro de tocar e que seja emocionalmente neutro (nem agradável nem desagradável). Exemplos de objetos para a atividade são uma caneta, um lápis, um relógio, um anel, uma chave. Não escolha fotografias. Em seguida, procure um lugar confortável no qual não será distraído. Coloque o objeto em sua frente, em cima da mesa. Coloque o alarme para tocar 05 (cinco) minutos. Realize esse exercício de uma a duas vezes por dia, sempre escolhendo objetos diferentes.

Para iniciar o exercício, sente-se confortavelmente e inspire e expire devagar e profundamente algumas vezes. Depois, sem tocar no objeto, inicie olhando para ele, explorando com os olhos a superfície do mesmo. Demore o tempo que for necessário para explorar as suas formas. Em seguida, tente imaginar as diferentes qualidades que o objeto tem:

  • Como é a superfície do objeto?
  • É brilhante ou fosco?
  • Parece suave ou áspero?
  • Parece duro ou flexível?
  • Tem diversas cores ou somente uma?
  • O que mais parece ser único nesse objeto?

Demore o tempo que for necessário. Nesse momento, não há nada que você tenha que fazer, ou lugar onde tenha que ir. Agora, pegue no objeto e mantenha-o em sua mão. Comece a reparar nas diferentes sensações que ele desencadeia:

  • É suave ou áspero?
  • Tem arestas ou é plano?
  • É maleável ou rígido?
  • O objeto tem áreas que são diferentes das outras?
  • Como é que sente a temperatura do objeto?
  • Repare o seu peso.
  • O que mais observa na forma como o sente?

Continue a respirar de maneira confortável. Quando a sua atenção começar a vaguear, repare nisso e traga-a de novo para o objeto. Continue a explorar o mesmo até que o alarme toque.

Bom exercício!

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