Perda de peso e ganho da liberdade emocional

78325533

O tema obesidade tem ganhado destaque a cada dia, possivelmente porque há uma maior preocupação da população com a saúde física e mental, bem como com a aparência.

Desse modo, podemos dizer que a obesidade é um dos maiores problemas de saúde das sociedades ocidentais, não somente por causa de sua alta taxa de prevalência, mas também por ser um grande problema de saúde pública, que desencadeia sérios danos à saúde física, psicológica e social.

A obesidade resulta de uma variedade de fatores que se revelam de maneiras diferentes a cada pessoa, que incluem questões genéticas, sociais, culturais, comportamentais, além de psicológicas e emocionais.

Ela tende a ocorrer quando a ingestão alimentar se apresenta como resposta habitual a sentimentos de inquietação, tristeza e raiva, que aparentam serem impossíveis de resolução. Infelizmente, nesses casos, há uma tendência ao reconhecimento da comida como a “melhor amiga”, visto que ela pode estar sempre presente no combate a situações difíceis. Desse modo, estabelece-se uma relação de dependência. Se essa relação prolonga-se com o passar do tempo, em muito auxilia no aumento de peso.

É esse movimento de busca por serenamento instantâneo, que até se mostra como uma boa estratégia no início, já que revela-se confortante e eficiente, que complica os pontos de vista do funcionamento emocional e por isso não é nenhum pouco favorável, pois impede a vivência, a expressão e a regulação natural das emoções e dos sentimentos.

Sendo assim, a intervenção da Psicologia nessa área atua não somente na implantação e manutenção de hábitos alimentares saudáveis e na prática da atividade física, como também propicia o controle da impulsividade, permitindo um vasto trabalho de expressão emocional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s