A amizade entre homem e mulher existe?

verdadeiros_1

Mesmo na modernidade, há uma tendência social, ou melhor, uma crença de que a amizade entre homens e mulheres não existe. Essa ideia têm sua gênese há séculos, quando homens e mulheres desempenhavam atribuições perfeitamente divididas: a mulher ficava em casa e o homem no trabalho. Desse modo, a única maneira para poderem estarem juntos era através do início de um relacionamento.

Atualmente, homens e mulheres desempenham atividades basicamente iguais, em ambientes semelhantes e estão envolvidos desde crianças em contextos sociais que propiciam o desenvolvimento de uma amizade, independente do sexo.

A amizade é um sentimento complexo que tem seu início indefinido e não premeditado. Não há critérios de idade, condição social e tampouco origem. A amizade é basicamente uma mistura de confiança, sensibilidade e amor desinteressado. A questão é que a sexualidade pode sim comprometer a amizade entre o homem e a mulher. Inicialmente, pode ser difícil sustentar somente a amizade, até porque esta desencadeia uma infinidade de emoções. Por isso, a sensação de rejeição pode existir em um primeiro momento, mas logo após a sensação de felicidade é que impera, pois passa-se a identificar as vantagens de uma relação que não se passa necessariamente na cama.

Um outro ponto comum na relação entre homens e mulheres é o desejo. Então, se torna necessário saber se queremos estragar ou comprometer uma relação que até o momento funcionava bem. Se por algum motivo o desejo ganhar força, o ideal é que a proximidade corporal e o toque físico sejam evitados, já que desse modo poderemos tomar uma decisão sem comprometer a posição do outro.

Quais são as vantagens de uma relação de amizade entre um homem e uma mulher? Será que  esta constitui um pilar afetivo baseado em uma relação democrática e igualitária em uma sociedade sem respostas nem certezas? Enquanto na vida afetiva os sentimentos explodem, tamanha a intensidade dos mesmos, na amizade os sentimentos são canalizados com limites, compreensão e paciência. Mais do que em uma amizade entre pessoas do mesmo sexo, a amizade entre homem e mulher exige renúncia. Por isso, precisa ser estabelecida por duas pessoas emocionalmente maduras. Quando isso ocorre, essa amizade proporciona uma dualidade enriquecedora que se evidencia em perspectivas diferentes, complementares, inovadoras. Estímulo intelectual, cumplicidade e serenidade são grandes razões que estimulam a amizade com uma pessoa do sexo oposto.

Enfim, a amizade entre homem e mulher segue o mesmo caminho da amizade entre sujeitos do mesmo sexo, mas deve resistir aos percalços da sedução e direcionar-se para o caminho da conivência, confiança e suporte para poder sobreviver. Dessa maneira, a amizade entre homem e mulher se torna não somente importante, mas preciosa em um mundo falho em laços humanos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s