Quem é o líder da família?

familia doriana

Em toda a família, existe pelo menos um membro que atua como líder. Este sujeito é normalmente o mais capacitado a fazer com que cada indivíduo da família sinta e reconheça a sua importância e valor. Além disso, o líder é capaz de fazer com que cada membro sinta interesse em atuar de uma maneira positiva, para que toda a família viva bem.

Os pais são aspirantes naturais a líderes. E é um fato que a família se desenvolverá de maneira plena se os pais forem pessoas íntegras, competentes, éticas, confiáveis tanto em atos quanto em palavras, tiverem responsabilidade e juízo com o futuro, forem sujeitos inspiradores e ativarem nos filhos o desejo de atingirem bons objetivos e atuarem de maneira contagiante no sentido de encorajar os filhos a se comportarem de maneira empreendedora e disponível para mudanças e transformações. Os pais devem também possuírem conhecimentos, habilidades e competências, bem como valorizarem e amarem os filhos de maneira incondicional, administrando os conflitos que surgirem com sabedoria e parcimônia.

É de suma importância que os pais se deem conta de que além de ensinar, é preciso cobrar e disciplinar. Uma família unida sempre se ama, mas também se educa. Assim, o líder se tornará pleno quando a família se tornar uma aliada. Mais que isso, é fundamental que os pais estimulem os filhos a serem líderes em sua ausência. Definitivamente, uma família não deve deixar de funcionar se os líderes não estão presentes.

Os filhos que já nasceram na era tecnológica, com internet disponível em computadores, tablets e smartphones certamente saberão mais que os pais nesse aspecto, já que estes são novatos nessa era. Sendo assim, os filhos podem liderar esse movimento, tanto que os pais poderão aprender com eles.

Em suma, o bom líder trabalhará no sentido de formar uma família de líderes, e não seguidores. Sujeitos que são habilitados na liderança, certamente desenvolverão suas próprias habilidades.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Quem é o líder da família?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s