Você não é uma ilha!

download (1)

Isso é certeza: nós somos seres sociais! Sendo assim, é preciso compreender que além de sermos indivíduos, somos também pessoas pertencentes a uma sociedade e por isso a todo tempo nos relacionamos um com os outros. Vale ressaltar que essa interação ocorre não somente por necessidades profissionais, mas também porque necessitamos do estabelecimento de relações interpessoais para que criemos ligações emocionais. Essas relações se caracterizam pela intimidade, crescimento e resiliência. Construímos esse tipo de relacionamento a partir de uma vinculação segura, confortável, com expectativas que podem ser a procura por companhia, amor, compreensão, amizade. Já que somos seres sociais, é natural que nos relacionemos com a família, com os amigos, com o companheiro, com os colegas de trabalho, com a chefia, com os funcionários do restaurante que frequentamos, entre tantos outros.

O relacionamento humano não é simples. Pelo contrário: é altamente complexo, já que exige que saibamos interagir favoravelmente uns com os outros, levando em consideração que o outro tem valores, culturas, normas, expectativas e meios de comunicação que podem ser diferentes dos que eu possuo. A interação social é um processo em que agimos e reagimos de acordo com o que nos rodeia. Por isso, os relacionamentos precisam de ser trabalhados e a sua eficiência influencia o contato social definitivo. Um recente estudo da Universidade da Califórnia afirma que o simples fato de nos recordarmos de uma pessoa querida pode reduzir a percepção da dor, o que é muito interessante. Desse modo, reconhecemos que o suporte social é importante também para nossa saúde física e mental. Isso faz com que pensemos de maneira mais dedicada sobre o valor dos relacionamentos interpessoais, os quais comprovadamente nos ajudam a sermos mais saudáveis.

A nossa vida é organizada a partir de padrões semelhantes de comportamento. Os seres humanos têm hábitos, regras e um cotidiano que permite uma vida saudável e regular, reconhecendo com o que podem contar. Não obstante, temos nos dado conta que a modernidade não tem favorecido os contatos sociais mais estreitos. Atualmente, muitas pessoas trabalham em casa; outras, são autônomas e desenvolvem uma atividade profissional sem muitas pessoas ao redor. Há também os que trabalham de uma maneira solitária, em horários não comerciais. Estamos na era das tecnologias, das redes sociais e da internet presente a todo tempo, permitindo que de uma maneira virtual, continuemos a nos comunicarmos com nossa família, amigos e conhecidos, mas de uma maneira real, com um relacionamento cada vez menos frequente. Isso é complicado porque acaba por inibir a cumplicidade do contato cara a cara, com partilhamento de emoções e sentimentos. Sendo assim, como ter mais tempo para nos relacionarmos melhor uns com os outros?

O primeiro passo é reorganizar a nossa semana, tendo como uma das prioridades estar com alguém que gostamos. Evite diálogos virtuais e sugira encontros reais em um local onde goste de estar e onde possa conviver. Dê mais atenção às pessoas a seu redor: elas são preciosas! Não deixe que desentendimentos fiquem sem esclarecimento e solução e não permita que o fato de discordar de uma posição pese mais do que a relação que tem com aquela pessoa. Tenha um tempo para si junto dos outros. Procure um hobby que possa realizar na companhia de alguém. Faça um esforço e se encontre com os amigos que têm significado para você ou com os quais não se encontra há um bom tempo. Uma boa conversa nos relaxa e faz com que sintamos prazer. Seja gentil, delicado e meigo e procure tempo para estar com a família.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s