Dependência emocional: um vício

dependencia-emocional-4

 

Tudo o que é em excesso faz mal, e isso é um fato. Essa afirmação é tão correta, que até mesmo nas nossas relações interpessoais ela se aplica. Quando nos tornamos dependentes emocionalmente, o nosso nível de desestruturação se assemelha às dependências mais conhecidas, como o álcool, drogas, jogos, comida, entre outros. Devido a isso, ela deve ser encarada com atenção.

Quando nos tornamos dependentes a nível emocional, sentimentos um grande medo da liberdade e por isso passamos a nos comportar de forma submissa, sem nenhuma confiança, com dificuldades na tomada de decisões, além de um enorme medo da separação, do abandono e especialmente da solidão. É importante ressaltar que a dependência emocional não acontece somente nas relações afetivas. Em todas as nossas experiências sociais, seja no âmbito profissional, econômico, sexual, podemos desencadear essa dependência.

Esta pode surgir ainda na infância, quando a criança não tem as suas necessidades emocionais atendidas. Esse pequeno ser pode se desenvolver com uma intensa sensação de vazio, com a certeza da falta, o que faz com que ele busque a completude em algo. Pode fazê-lo na comida, no álcool, nas drogas, nos relacionamentos. Quando nos sentimos incompletos na infância, desenvolvemos uma tendência a nos tornarmos um adulto com baixa autoestima e com uma necessidade exagerada da aprovação de todas as pessoas ao nosso redor.

Especificando a dependência emocional, nesta o sujeito é bastante prestável, o que cria uma falsa sensação de controle nos relacionamentos. Assim como em qualquer outra dependência, a recuperação não é algo simples, já que há uma visão de que é mais fácil continuar buscando a felicidade em fatores externos do que desenvolver recursos internos para preencher a lacuna que nos falta.

Se você reconhece que se encaixa nesse perfil, o primeiro passo é procurar ajuda. Partilhar com outras pessoas e com um psicólogo as dificuldades que está enfrentando certamente tornará mais acessível o processo de independência. Uma grande jornada sempre dependerá primeiro de pequenos passos. Pense nisso!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s