Será a separação?

0118-586x389

Do mesmo modo que recebo com frequência casais que desejam de todas as formas se manterem juntos, tenho recebido no consultório casais que se dão conta que a melhor alternativa é a separação. A questão é que a fase que antecede a concretização desse processo é bastante delicada e difícil para algumas pessoas. Esses sujeitos normalmente têm consolidado o fato de desejarem se separar, tanto que já conversaram com o futuro ex-cônjuge sobre isso, mas ainda assim, nada é simples, visto que nesse momento podem estar atravessando uma fase de conflito mais ou menos aberto.

Para essas pessoas, o ponto fundamental a ser explorado em terapia diz respeito à insegurança que o novo ciclo de vida poderá trazer. O fato de estarem ingressando em uma fase nova e enigmática é desafiador. Esses sujeitos têm convicção de que é a separação que desejam, mas ao mesmo tempo, não sabem como caminhar para frente. Muitos não sabem nem mesmo do que necessitam para seguir em frente.

Quando o indivíduo assume que nessa fase uma grande insegurança surge, uma das principais questões a ser abordada em terapia é a como lidar e minimizar essa insegurança. Antes levando uma vida a dois, o sujeito terá que se aventurar sozinho e por isso precisa saber como se comportar e agir diante do que a vida poderá impor, se sentindo convicto que está seguindo o caminho certo. Há pessoas também que se deparam com o atrito natural do reencontro consigo mesmas, simplesmente porque estavam acostumadas com o ritmo de uma vida a dois.

Então, é chegada a hora de o sujeito aprender a se reconhecer e se dar conta de que se desejar e se esforçar para isso, terá condições de manter uma vida tranquila e feliz mesmo caminhando de maneira individual. Essa pode não ser uma tarefa simples no início, mas de maneira progressiva, tudo se encaixa e flui. Essa é a fase em que forças e vontades adormidas acordam e reaparecem, a partir de um olhar muito mais amplo e profundo que foi construído durante a terapia. Nesse momento, o seu encontro consigo mesmo será maravilhoso, gratificante, fortalecedor e revigorante. A partir daí, mesmo se dando conta de que o caminho continuará sendo novo e com isso desconhecido, você terá a certeza que está renovado e preparado para seguir em frente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s