Sou feliz por ser eu!

287098_Papel-de-Parede-Menina-Feliz-e-Colorida_1600x900

Nos sentirmos bem e confortáveis com o que somos como pessoa, é uma ferramenta importantíssima para lidarmos com muitos aspectos relacionados à baixa autoestima, salientando que a autoestima relaciona-se às avaliações que eu elaboro a meu respeito.

Sendo assim, por que a autoestima é tão importante?

  • As habilidades sócio-emocionais originam-se de uma auto apreciação positiva;
  • A autoestima equilibrada auxilia-nos a encarar as dificuldades da vida;
  • É um fator central para o ajustamento sócio-emocional;
  • Os valores que temos de nós mesmos afetam a maneira como nos desempenhamos, independente de nossas competências;
  • A baixa autoestima interfere diretamente na qualidade das relações interpessoais.

Para interferir em nossa baixa autoestima:

  • Foque em uma área de cada vez, priorizando as áreas mais problemáticas de sua vida;
  • Observe e analise a desconexão entre o eu real e o eu ideal;
  • Procure alguma atividade ou tarefa que de alguma maneira o estimule e permita que se sinta melhor com si mesmo;
  • Encare o outro lado da vida: todas as pessoas apresentam lados positivos e negativas. O que faz com que eu pense que só tenho pontos negativos? Enxergue o outro lado da moeda e reconheça as suas habilidades.
  • Valorize os elogios que recebe, aceitando a grande possibilidade destes serem reais e honestos.
  • Acredite em si mesmo e na possibilidade de o dia de amanhã ser melhor do que hoje. Se o dia será melhor, é porque eu serei melhor!

 

Se todas essas tarefas forem exageradamente difíceis para você, procure um psicólogo. Certamente, você reconhecerá sua vida de uma maneira diferente!

Deixe um comentário

