Cônjuge: um grande parceiro na luta contra o estresse laboral

couple

A modernidade tem feito com que a cada dia as pessoas se tornem mais estressadas. Uma das fontes mais comuns de estresse é o trabalho, mal este que não atinge só o profissional, mas toda a família deste. Sendo assim, um cônjuge apoiante é sem dúvidas um excelente elemento de estabilidade. No entanto, quando ambos cônjuges estão expostos ao estresse laboral, como essa família fica?

O estresse laboral certamente causa um grande impacto em todo o sistema familiar. Por isso, ele é considerado como um dos principais fatores desencadeantes do divórcio na atualidade. A vida moderna tem feito com que ambos os cônjuges tenham que trabalhar e com isso se submetam a grandes níveis de exigência laboral. Por isso, é de fundamental importância saber quais as possíveis consequências do estresse no sistema familiar.

O bem estar resultante de cônjuges apoiantes tem sido perceptível em vários estudos, como por exemplo em uma pesquisa realizada por Wayne Hochwarter, da Universidade Estadual da Florida – College of Business, onde foi constatada a importância do apoio do cônjuge, independente do nível de exigência laboral e do emprego. Esse estudo constatou ainda que casais que relataram elevados níveis de estresse, mas com grande apoio conjugal, demostraram diversos benefícios no sistema familiar se comparados com casais com alto nível de estresse sem apoio conjugal. Estes benefícios seguem:

  • Menor sentimento de culpa associado à negligência familiar ou doméstica;
  • Probabilidade de menos críticas à família (cônjuge, filhos);
  • Maior índice de satisfação com o casamento;
  • Alta do nível de satisfação com relação à quantidade de tempo vivenciado com os filhos.

O mais curioso é que um cônjuge apoiante não interfere positivamente somente no sistema familiar, mas também no trabalho do parceiro. Os benefícios seguem:

  • Relações mais positivas com a equipe de trabalho;
  • Menos cansaço após o trabalho;
  • Melhor percepção da progressão da carreira;
  • Maior nível de concentração no trabalho;
  • Maior satisfação no trabalho.

Quando os cônjuges não conseguem apoiar um ao outro, há uma grande probabilidade que estes voltem ao ambiente de trabalho ainda mais estressados. É significante dizer que existem maneiras de apoiar que são mais favoráveis que outras e com isso bem mais efetivas:

  • Compreender que a comunicação entre o casal é completamente possível e indispensável, independente da circunstância;
  • Ter consciência dos níveis de exigência do trabalho diário do cônjuge;
  • Ser capaz de manter o cônjuge tranquilo e feliz, apoiando-o, alegrando-o e deixando-o calmo nos momentos em que ele não se sente dessa maneira;
  • Reconhecer que a agressividade ou o afastamento só comprometerão ainda mais a comunicação entre o casal;
  • Não criar uma competição de quem teve o pior dia;
  • Evitar se queixar por acontecimentos pouco relevantes no ambiente de trabalho;
  • Não ter uma atitude exigente;
  • Não guardar mágoas do cônjuge acerca do que ele fez ou deixou de fazer.

Quando ambos os companheiros estão estressados no ambiente de trabalho, o que a cada dia se torna mais comum, ainda assim é relevante pensar em estratégias para auxiliar o cônjuge. Casais bem sucedidos costumam “guardar” uma reserva de energia para dias exageradamente exigentes.

É importante também reconhecer que homens e mulheres apresentam maneiras de apoiar e serem apoiados. Mulheres costumam gostar muito de serem auxiliadas nas tarefas domésticas, serem elogiadas e receberem carinho. Já os homens costumam responder positivamente à oferta de ajuda e também gostam de se sentirem apreciados, além de necessários. Fato é que ambos gostam muito de receberem auxílio do cônjuge no que diz respeito a terem um tempo de descanso longe do trabalho e dos problemas familiares. Vamos colocar essa tarefa em prática?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s