Depressão e ansiedade

download (1)

A depressão e a ansiedade sempre foram estudadas como problemas completamente separados e sem nenhum tipo de relação, o que não é uma verdade absoluta. Certamente, esses são problemas diferente, mas ainda assim é bem comum que eles estejam intimamente relacionados. A ansiedade pode existir sozinha, bem como pode estar associada a um quadro depressivo. Há ainda a possibilidade de a ansiedade desencadear um quadro de depressão. Por sua vez, a depressão pode conter pontos de ansiedade.

A modo de exemplo, quando um sujeito está ansioso, naturalmente os sintomas da ansiedade estarão em um primeiro plano. Mesmo que esse sujeito não suspeite que também pode estar depressivo, a depressão pode desencadear sintomas que terão que ser observados e considerados. Do mesmo modo, se um indivíduo apresenta sintomatologia depressiva, é bem possível que a ansiedade esteja associada. Independente de a pessoa estar ansiosa ou depressiva, estes quadros sempre irão diminuir a qualidade de vida desse sujeito.

Por isso, a palavra crucial nesse momento é ESCOLHA. Nós podemos escolher estarmos ou não depressivos ou ansiosos, o que para muitas pessoas é algo que nunca foi pensado e tampouco considerado. A psicoterapia evidencia e nos ensina a escolher o que desejávamos para nossa vida. Independente da menor ou maior duração dos hábitos de insegurança, uma vez que aprendemos a trocar um pensamento confuso e inseguro por um pensamento responsável e maduro, estes pensamentos deixam de prejudicar a nossas vidas.

Sendo assim, o primeiro passo é ter uma atitude mental otimista, positiva, além de ter motivação e crença na mudança. É fundamental ainda conhecer como se organizam em nós os processos ansiosos e depressivos, para que possamos controlá-los e transformá-los em processos favoráveis a nós mesmos. Quando estamos motivados, conseguimos sustentar os nossos esforços e caminhar para a mudança.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s