Volta às aulas sem estresse!

download

A escola é uma instituição repleta de desafios e descobertas para as crianças. É nela que as crianças estabelecem relações com seus pares, atuam com um pouco mais de autonomia e independência dos pais, reconhecem a própria identidade e vivenciam diariamente com uma variedade de pessoas, culturas e rotinas. Esse momento é de suma importância para a família e para a criança, visto que é a partir desse ponto que a criança aprenderá a ter gosto ou não pela escola, contexto ao qual ela dedicará uma parte considerável de seu dia ao longo dos próximos anos.

Por ser um novo contexto e também por exigir determinados desempenhos das crianças, a escola pode se tornar uma fonte de estresse para os pequenos. Toda pressão direta ou indiretamente relacionada à escola pode conduzir a criança a situações delicadas, como estresse, depressão, ansiedade e problemas comportamentais. Sendo assim, é fundamental que auxiliemos as crianças para que estas lidem com maior facilidade com sentimentos estressantes, o que fará com que caminhem para uma vida intelectualmente saudável e de bem estar e ainda permitirá o desenvolvimento de suas capacidades de obterem sucesso na escola e na sociedade.

Todos os adultos sabem o quanto é difícil e tenso lidar com o estresse constantemente. Por isso, não devemos exigir que as crianças se comportem de uma maneira diferente da nossa. A pressão que os pais, a família e a sociedade exercem na criança, no sentido de exigir que esta evidencie bom desempenho escolar, não resulta em melhoria das notas e da aprendizagem. Pelo contrário: quanto maior a pressão, maior a possibilidade de a criança desencadear sintomas de depressão, ansiedade e tristeza, além de dificuldades de aprendizagem.

Não sabe como deve proceder com seus filhos? Seguem dicas para gerir a pressão e aliviar as respostas ao estresse:

  • A alimentação equilibrada é fundamental para o desenvolvimento pleno da criança, tanto física quanto intelectual. Por isso, mantenha seu filho em uma dieta equilibrada, rica em frutas, legumes e verduras. Isso fará com que a energia e a capacidade de atenção da criança se torne elevada;
  • Uma boa noite de sono é completamente indispensável para que a criança se desempenhe bem durante o dia. Permitir que a criança durma a quantidade de horas que ela tem direito tornará esta mais disponível a encarar o estresse;
  • A prática diária de atividades físicas potencializa o desenvolvimento cerebral, além de reduzir o nível de estresse. Para a criança, é muito positivo que a família partilhe desse momento com ela, já que além de melhorar a saúde física, a família acabará por estreitar os laços afetivos.

A entrada na escola é normalmente encarada pela criança e pela família como um período bastante estressante. Não obstante, se os pais se envolvem ativamente na vida de seus filhos, vivenciando com estes momentos de qualidade e afetividade, o estresse certamente será convertido em oportunidades de aprendizagem. Vamos agir?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s