Reveillon

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O desejo é um ideal de algo bom, mas por mais que desejemos, nem todos os nossos ideais estão sob nosso controle: desejo de saúde e paz, por exemplo, infelizmente estão fora das coisas que podemos proporcionar integralmente a nós mesmos e às pessoas que amamos. Quando temos uma intenção ao invés de um desejo, nos movimentamos no sentido de fazer com que ela aconteça, ou seja, a intenção está sob nosso controle. Sendo assim, na perspectiva da saúde mental, é muito mais interessante que tenhamos intenções durante o Reveillon do que desejos vagos que acreditamos que magicamente serão atingidos pelos simples fato de um ano estar acabando e outro estar iniciando. Com esse intuito, proponho 12 intenções que promoverão equilíbrio emocional. Caso deseje aproveitá-las ou pelo menos refletir sobre elas, creio que serão valiosas:

1) Se alimente bem: Se cuidamos de nossa saúde física, certamente estamos nos esforçando para nos sentirmos bem mentalmente;

2) Durma bem: Dormir entre 07 e 08 horas por noite faz com que nosso cérebro se apodere das aprendizagens que vivenciamos no decorrer do dia, além de processar as emoções;

3) Movimente-se diariamente: A prática da atividade física regular tem um intenso efeito regulador das nossas emoções, consequentemente levando ao melhor funcionamento cerebral;

4) Relaxe diariamente: Procure dedicar pelo menos 10 minutos a uma atividade de relaxamento, já que isso permite a estabilização das emoções;

5) Defenda as suas necessidades individuais: Quando fazemos isso, nos sentimos bem, tranquilos, além de preparados para auxiliar os próximos nas necessidades deles;

6) Mantenha as situações em perspectiva: Devemos equilibrar as nossas situações cotidianas para que não aumentemos desnecessariamente as proporções das experiências que vivenciamos;

7) Socialize-se sempre que possível: Nos movimentarmos para garantir um tempo de qualidade com a família e com os amigos auxilia no fortalecimento do bem estar emocional, pois é a partir e com os outros que nos integramos a nós mesmos;

8) Focar nossa atenção nas coisas que valorizamos, no que desejamos e nas coisas que nos são confortáveis é muito mais interessante emocionalmente do que nos deixar influenciar pelas coisas que são negativas;

9) Devemos nos esforçar para recordarmos diariamente das coisas que são positivas em nós mesmos, tanto física quanto emocionalmente. Devemos fazer o mesmo com as qualidades das pessoas que estão ao nosso redor, ou naquilo que possamos ser gratos, deixando o nosso olhas fixar acontecimentos que nos deixam felizes;

10) Procure fontes de prazer: Nossa vida deve ser regida por situações prazerosas e de bem estar, já que isso evita o desgaste emocional oriundo das situações negativas que experienciamos;

11) Investir em cursos de ação para atingirmos o que temos como metas, ou ainda para crescermos e ocuparmos o nosso futuro de maneira favorável, é de suma importância;

12) Por fim, contribuir para o bem estar de nossa família, nossos amigos e nossa comunidade faz com que nos sintamos muito felizes!

 

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