É Natal, mas se sinto estranho!

images

O Natal é tipicamente uma data em que muitas pessoas desencadeiam sensações estranhas, uma espécie de desconforto, como se a pessoa se sentisse na obrigação de estar feliz, mas isso não fosse possível por algum motivo que ela mesma desconhece. Quanto mais próximo do Natal, mais essas pessoas se sentem tensas, desconfortáveis, ansiosas, como se não conseguissem aproveitar mesmo tendo diversos motivos para isso. E o mais curioso: esse desconforto normalmente não tem nenhuma razão aparente.

Isso já aconteceu com você?

Caso a resposta seja sim e isso volte a acontecer nesse período, pare por alguns instantes. Sinta seu corpo e quais as partes dele ficam mais sensíveis quando você se recorda do Natal. Surgem tensões? Em quais áreas do corpo? Essas tensões desencadeiam emoções? Quais? Quais memórias surgem? As imagens mentais que aparecem são positivas ou negativas?

Seguem algumas hipóteses do porque de você se sentir dessa forma:

Estímulos excessivos: Decoração, enfeites, compras, presentes, amigos ocultos, crianças, ceia, entre outros são sinais claros de correria.  Para muitas pessoas, esse excesso de atividades é visto de maneira positiva, com entusiasmo, tanto que faz com que a pessoa se sinta mais motivada e feliz, mas para outras pessoas, esse turbilhão de coisas faz com que estas se sintas cansadas e tensas, normalmente porque há uma dificuldade em organizar o tempo e todas as necessidades oriundas desse período.

Dar e receber: Pessoas com baixa autoestima ou depressivas costumam apresentar uma dificuldade em receber presentes, acreditando não serem merecedoras. Outras, aprsentam essa dificuldade porque não costumam ganhar presentes, o que pode causar uma acentuação desses transtornos.

Confraternização no ambiente profissional: É comum que as empresas realizem festas de confraternização algum tempo antes do Natal. Para alguns sujeitos, é complicado encarar esses convites, já que estes têm receio de não saberem se comportar diante dos chefes e dos colegas de trabalho, o que fará com que essas pessoas se sintam “travadas”.

Luto: O Natal é um período que propicia que pensemos em nossos entes queridos que partiram a partir de um falecimento ou por um outro motivo. As memórias concretas e abstratas, que pareciam adormecidas, nesse período acordam com grande intensidade, o que pode gerar dor, sofrimento e saudade.

Perfeccionismo: Esse item atinge especialmente as pessoas que desejam celebrar o Natal em casa, recebendo vários familiares e amigos íntimos. O fato de desejar intensamente que toda a casa esteja pefeita é complicado, visto que as expectativas de agradar tudo e todos resultam em um aumento de estresse e tensão. Isso faz com que esses anfitriões não percebam que as reais necessidades e o que é esperado pelas pessoas para esse evento é bem mais simples do que eles acreditavam.

“Aquela pessoa” estará lá: As festas natalinas comumente permitem que nos encontremos com parentes e amigos com os quais muitas vezes não convivemos frequentemente. As apreensões de “quem não se relaciona com quem” e como isso acontecerá em um ambiente onde ambos sujeitos estarão faz com que essas pessoas sofram não somente no dia do evento, mas dias antes, ou seja, há um sofrimento antecipatório agressivo e prejudicial.

Existencial: O Natal é um marco, pois faz com que nos lembremos do que havíamos programado para o ano em questão. Encarar a realidade de hoje e verificar que o que foi planejado / idealizado não foi atingido, acarreta em tristeza e frustração.

Certamente, outras diversas causas podem fazer com que haja um desconforto nesse período. Reflita sobre si mesmo e descubra o porque de se sentir incomodado no Natal.

De qualquer forma, a minha dica para você é que se respeite. Reflita sobre si mesmo e viva com paciência e abertura todas as sensações que surgirem, mesmo que estas pareçam negativas. Deixe fluir! Usufrua dessas informações para refletir sobre como modificar esses comportamentos, ou ainda transformá-los e trace planos reais para o próximo ano!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s