Casamento e separação

download (1)

Uma família tem início oficial a partir do casamento. Funcionalmente, esta família pode passar a existir a partir da união estável de um casal ou ainda com o nascimento de um filho. Nos casamentos tradicionais, existe um contrato de vínculo que é oficialmente documentado a partir da certidão de casamento e há também uma cerimônia religiosa que varia de acordo com a doutrina espiritual do casal.

Um casal forma um relacionamento simétrico, atuando como parceiros. Sendo assim, ambos têm os mesmos direitos e deveres e se mantém unidos por um forte envolvimento afetivo, intensas metas em conjuntos e uma grande atração física.

A diferença de um casamento para outros tipos de relacionamento (namoro, noivado) se inicia pela nomenclatura que os pares recebem: marido e esposa. Mesmo tendo direitos e deveres semelhantes, cada qual atua de maneira diferenciada, uma característica clara da condição humana. A vida sexual também é um diferencial. O desejo se inicia a partir da atração física e há não somente um desejo de autossatisfação, mas também uma grande necessidade e desejo de satisfazer o parceiro. O casamento pode ser definido como uma coroação de uma trajetória de relacionamento que se iniciou pelo namoro.

Diante disso, porque muitos casamentos não dão certo? A questão é que não é exatamente o casamento que não dá certo, mas sim o relacionamento que são suportou o casamento, visto que é necessária muita saúde relacional para manter um bom relacionamento também após o casamento. O casamento, apesar de ser algo muito positivo e prazeroso para grande parte dos casais, pode ser encarado como uma fase de dificuldade, tendo como próxima etapa ter filhos, o que também é difícil.

Não existe um padrão que desencadeie a separação de um casal, já que os motivos são os mais variados possíveis. Um dos fatores comuns é que muitos casais que já enfrentam problemas severos em outras etapas do relacionamento (namoro, noivado) acreditam que o casamento poderá ser um solucionador de problemas. Mero engano. Ninguém melhora ou piora por mágica. O que pode ocorrer é uma mudança interior progressiva, que aos poucos vai sendo revelada externamente.

A separação de um casal é algo que acontece aos poucos, e não quando os pares tomam a decisão de romperem o vínculo afetivo. A separação se instala a cada dia, sintomas de um desgaste afetivo surgem e muitas vezes até reconhecemos esses sinais, mas não damos credibilidade a eles. Por isso, é possível dizer que o casamento é um resultado esperado, baseado em como se deu as fases anteriores do relacionamento.

Uma vida a dois exige uma série de comportamentos e atitudes importantes, como tolerância, fidelidade, carinho, parceria, partilhamento de dores e prazeres, esforço de adaptação e habilidade em conjunto para a superação de conflitos que surgirão, e certamente surgirão. O respeito, o cumprimento de responsabilidades, a atração física e o carinho também são atitudes indispensáveis.

Surgiu um problema? O casal precisa resolvê-lo em conjunto. O que for bom para um ter que ser bom para o outro; o que fizer mal a um, fará mal ao outro. É primordial que o casal evite ao máximo o envolvimento de terceiros na solução de conflitos, já que essa abertura poderá fazer com que novos problemas surjam.

Todos os casais têm problemas, e isso é um fato. O que faz com que alguns casais optem pela separação é justamente a ausência da solução desses problemas. Então, afirmo que a instituição casamento não está falida. Muitos casais podem e irão ficam bem após o casamento, desde que atuem de maneira colaborativa, compreendendo que os problemas existem e que devem ser solucionados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s