A chupeta e o desenvolvimento do bebê

download

O primeiro meio de comunicação do bebê são os sinais não verbais e expressões faciais e corporais. Em todo e qualquer ser humano, a comunicação corporal antecede o falar. Sendo assim, a expressão das emoções e o reconhecimento destas é de suma importância.

Um recente estudo publicado no Journal of Basic And Applied Social Psychology Wisconsin evidenciou que em uma avaliação com 100 crianças, meninos com idades entre 06 e 07 anos que utilizaram intensamente a chupeta tinham grandes dificuldades para imitarem emoções emitidas por rostos em um vídeo.

Nesse mesmo estudo, 600 estudantes universitários foram observados e constatou-se que os jovens do sexo masculino cujos pais relataram que estes haviam utilizado chupetas, obtiveram pontuações menores em avaliações que mensuravam a empatia, além de uma maior dificuldade em avaliar o humor das outras pessoas.

Em compensação, as mulheres revelaram que são muito mais precisas quanto à capacidade de expressar e reconhecer as pistas emocionais de terceiros. Não foi relevado nesse estudo o porque disso acontecer, mas acredita-se que os pais e a sociedade, de um modo geral, incentivam muito mais as meninas do que os meninos a reconhecerem as emoções.

Diante disso, é recomendável que os pais evitem o uso de chupetas especialmente nos meninos, visto que as meninas, fazendo uso ou não da chupeta, são constantemente estimuladas familiar e socialmente a desenvolverem habilidades para lidarem com as emoções com mais clareza, enquanto os meninos não recebem esse estímulo com a mesma insistência e são ainda mais afetados no campo emocional quando fazem uso de chupeta, conforme estudo acima mencionado.

Então, vale à pena que seu filho use a chupeta?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s