Não consigo fazer meu filho dormir!

download (2)

Você está vivenciando uma verdadeira guerra com seus filhos no momento deles irem dormir? As suas crianças inventam uma série de pretextos para se manterem acordadas como “só mais 05 minutos”, “estou com fome”, “estou com sede”, “desejo ir ao banheiro”, “estou com saudades de você”, entre outros? Siga as dicas para fazer seus filhos compreenderem que chegou a hora de dormir:

O primeiro passo é dedicar alguns minutos antes da hora de dormir para conversar com as crianças. Essa dica deve ser seguida especialmente por pais que trabalham durante todo o dia e têm pouco tempo para conversar com os filhos. As crianças apreciam muito os diálogos antes de irem se deitarem. Conversar sobre como ocorreu o dia e se a criança está feliz pode ser positivo para que ela se sinta à vontade e confortável para dormir.

As rotinas são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Estão são também sinônimos de previsibilidade, que é sinônimo de segurança. Quando a criança é pequena, é recomendável que os pais criem um quadro ilustrado com imagens dos principais momentos que antecedem o dormir, como vestir o pijama, tomar água, escovar os dentes, ouvir uma história, o beijo de boa noite e apagar a luz. Esse quadro pode ser feito também com fotos da própria criança vivenciando esses momentos. Esse trabalho nada mais é do que uma agenda visual, que fará com que a criança compreenda que tudo o que está exposto deve ser seguido.

Negocie com seu filho, oferecendo escolhas a ele. De maneira alguma, ceda a pedidos que irão adiar a hora de dormir. Alternativamente, dê à criança a probabilidade de participar da rotina, fazendo escolhas, como por exemplo, permitir que esta escolha a história que deseja ouvir.

A calma e a firmeza são características cruciais para os pais no momentos de os filhos irem dormir. É visível que algumas crianças têm um grande poder de persuasão, já que tentam a todo tempo negociarem com os pais até que estes estejam exaustos. Caso você se sinta irritado, não se deixe envolver pela frustração. Fale com tranquilidade com a criança, de maneira assertiva, mantendo as regras definidas e não abrindo mão delas.

Agora, é so relaxar! Seu filho dormirá tranquilamente!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s