A majestosa gratidão

download

A gratidão nada mais é do que um reconhecimento pelo benefício recebido. É um fato que em inúmeros momentos de nossas vidas recebemos benefícios. Uma pessoa bem resolvida e feliz sente a necessidade de retribuir o tanto que recebe da família, dos amigos e da sociedade.

Os seres humanos são seres sociais. Sendo assim, para cada uma de nossas ações, existem diversas atitudes, de variadas pessoas, que nos favorecem. Não é digno, então, agradecer por tudo o que recebemos?

A gratidão faz parte da grandeza do ser humano. Construir coisas novas é importante, mas preservar o que foi construído por alguém é tão importante quanto. Infelizmente, esse valor, tão nobre, tem sido invertido. Simplesmente não nos sentimos na obrigação de cuidar de tudo o que está ao nosso redor, pronto. Pensamos que nossa obrigação é cuidar de tudo o que nos pertence ou que foi construído por nós, sem levarmos em consideração que fazemos parte de uma grande rede que pode se tornar muito mais positiva se cuidarmos do que é coletivo e sermos gratos por poder usufruir disso. O prazer de preservar o já criado aumenta a nossa performance pessoal, fazendo com que consigamos contribuir com a sociedade com os nossos pontos fortes.

É bem provável que você, assim como a maioria da sociedade, admire e aprecie os vitoriosos. A questão é que não avaliamos os métodos utilizados por eles para vencerem. De maneira semelhante, criticamos as pessoas que estão cometendo algum deslize, sem ao menos pensar que essa pessoa pode ter solicitado ajuda e não foi amparada por ninguém. Além disso, é preciso levar em consideração que em muitos momentos, atuamos de maneira preconceituosa, nos baseando apenas na aparência ou no que a pessoa apresenta. Lembre-se que quando formamos uma opinião positiva de uma pessoa, tudo nos é facilitado, do mesmo modo que quando formamos uma opinião negativa de alguém, ficamos tão desconfiados que nos tornamos muito mais exigentes e críticos do que deveríamos. Isso faz com que deixemos de atuar de maneira grata, nos sentindo superiores e melhores do que as demais pessoas, autossuficientes. Durante toda a nossa existência, precisaremos do outro. Por isso, ser grato é uma maneira de valorizar e reconhecer a importância das pessoas que estão em nossa jornada conosco, estejam elas atuando direta ou indiretamente em nossas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s