Preciso de 25 horas em meu dia!

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Tem se tornado a cada dia mais comum o fato de afirmarmos que temos a sensação que o tempo está passando muito depressa e que muitas das atividades que precisamos executar estão sendo deixadas de lado, já que não está dando tempo. No trabalho, essa situação se torna ainda mais delicada, já que grande parte das pessoas trabalham com um número determinado de atribuições que precisam ser realizadas durante um dia e acabam não conseguindo concluir todas elas. Essa situação é uma das principais causas do estresse laboral, que é a sensção de que o dia não tem horas suficientes para se fazer tudo o que é preciso. Isso pode ser suavizado através da organização melhor do tempo. Para isso, seguem algumas orientações:

Crie objetivos: O primeiro passo para uma melhor organização do tempo é a criação de objetivos. Avalie quais são as metas gerais de sua vida. O que deseja? Um equilíbrio entre e vida pessoal e profissional? Quais os objetivos no domínio profissional? A sua ideia é se manter na posição em que se encontra, subir na carreira ou mudar de emprego? Quando estiver com essas ideias consolidadas, pense em suas prioridades a longo prazo e a partir daí, planeje o seu trabalho.

Crie planos de tarefas: Uma maneira simples de fazer isso, é dividir o trabalho em três grandes categorias:

  • Tarefas urgentes e importantes;
  • Tarefas importantes, mas menos urgentes;
  • Tarefas rotineiras e de pouca prioridade.

Reserve o tempo final de seu dia de trabalho para organizar as tarefas do dia seguinte. Para não se sentir tão tenso, intercale as tarefas importantes 1 e 2 com as tarefas 3. Isso fará com que você se sinta menos pressionado com a execução das tarefas importantes. A cada tarefa realizada, risque-a de sua lista de coisas para fazer. É extremamente prazeroso e satisfatório ver a lista diminuir.

Distribua o tempo de maneira adequada: Usar o tempo da maneira correta significa gerí-lo cuidadosamente todos os dias. Essa organização fará com que o estresse seja minimizado, propopcionando sensação de bem estar. Pense em todas as tarefas que precisará realizar e qual o tempo médio para a realização de cada uma delas. As tarefas categoria 1, ou seja, as mais urgentes, devem ser executadas preferencialmente no período da manhã, já que dessa maneira se evita a pressão de pensar nas mesmas durante todo o dia. O ideal é utilizar uma agenda ou uma planilha para a criação dessas marcações. Além disso, é fundamental que de hora em hora, façamos uma pausa de pelo menos 05 (cinco) minutos.

É preciso lembrar que os objetivos mudam no decorrer do tempo. Sendo assim, todas as vezes que eles mudarem, as prioridades que atribuímos a cada tarefa também devem ser modificadas;

Os objetivos não são estáticos. Uma situação inesperada no trabalho ou em casa pode modificá-los. Saiba lidar com isso e sempre leve em consideração, no momento de estabelecer um prazo para a execução de uma tarefa, a possibilidade de algo repetino acontecer. Calcule um pouco mais de tempo para cada tarefa; nunca o tempo para a execução literal da mesma;

A indecisão pode fazer uma pessoa perder tempo, mas uma decisão rápida, pouco calculada  e equivocada pode causar estresse a longo prazo;

Não interrompa o trabalho que está executando para atender um telefonena, a não ser que a ligação seja de alguém relevante para a execução daquela tarefa. Em outro momento, você poderá retornar a ligação e conversar com a pessoa com mais disponibilidade e tranquilidade.

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