Por mais que eu deseje, não consigo dirigir!

download

Não consigo dirigir! Tenho muito medo! Só de pensar em pegar o volante e ver vários carros vindo em minha direção, entro em desespero! É como se eles viessem contra mim!

É bem comum me deparar com relatos como esses em ambiente terapêutico. Muitas dessas pessoas chegam a dizer que já conseguiram dirigir e que se sentiam bem com isso, mas depois de vivenciarem uma determinada situação, que para elas foi traumática, elas simplesmente não se sentem mais mentalmente disponíveis para executarem essa atividade. O medo, a incerteza e o receio em errar são sentimentos que paralisam os sujeitos que apresentam esse perfil.

Sendo assim, quando um indivíduo busca a terapia para fazer com que ele não tenha mais essa limitação, normalmente é usada a técnica Eye Movement Desensitization and Reprocessing, mais conhecida pela sigla EMDR ou pelo nome em português: Dessensibilização e Reprocessamento através do Movimento Ocular, que é uma terapia breve e focada, muito adequada a casos como esse.

O que é a EMDR? Nada mais é que um processo de dessensibilização e reprocessamento de experiências que se configuraram, de alguma maneira, com emocionalmente traumáticas por meio da estimulação bilateral do cérebro, que é a responsável por promover a comunicação entre os dois hemisférios cerebrais.

O processamento natural da informação é reconfigurado e desse modo, com apenas uma ou duas sessões com EMDR, a percepção psico-sensorial já não se manifesta da mesma maneira que antes quando o acontecimento traumático é trazido à mente. Muitas pessoas acreditam que elas deixaram de se lembrarem da experiência traumática. Isso não irá acontecer. O que ocorre é que as memórias continuaram sendo recordadas, mas o efeito, antes extremamente perturbador, irá desaparecer.

A técnica EMDR recria o que acontece naturalmente durante o sonho ou o sono na fase REM (Rapid Eye Movement) e por isso, é classificada como uma terapia de base fisiológica, pois ajuda o sujeito a encarar e viver os traumas de uma forma mais positiva e sem efeitos perturbadores e paralisantes.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s