O poder da Hipnose

download

Como viver minha vida sem este problema? Essa é uma pergunta bastante comum em meu consultório. A minha resposta para essa questão é “não sei, mas que tal criarmos um novo modo de sentir a vida?”. A minha resposta normalmente causa espanto em meus pacientes. Ainda assim, eles aceitam. Então, sugiro um rápido exercício de Hipnose Clínica denominado “pseudo-orientação no futuro”. Quando o paciente está em transe, é sugerido que este faça uma “viagem no tempo”, especificamente para um lugar ou uma situação no futuro, com o intuito de que este experimente a sensação de sua vida sem o problema que tanto o limitava. Perguntas como “como seria o seu cabelo?”, “A sua roupa?”, “A sua postura corporal?”, “As suas emoções?” são feitas por mim, o que faz com que o paciente tenha uma experiência de imagens mentais o mais autêntica possível.

Em uma sessão como essa, usufruindo da ferramenta “Hipnose”, é possível a criação de um ambiente emocional de curiosidade e mudança. Esse, sem dúvida, é o primeiro passo para um futuro diferente. A sessão é finalizada com um pequeno treino do exercício de auto-hipnose. Dessa maneira, é estabelecido o processo de familiarização com uma nova realidade de viver e sentir a vida e, literalmente, isso abre novos percursos neuronais que vão impulsionar a mudança, e quebra progressivamente a rotina de velhos hábitos de ser e estar.

Por algum momento em sua vida, você já pensou na possibilidade de “recriar” o futuro? Pois bem. A modernidade tem feito com que cada vez mais atuemos através de um “piloto automático”. Nossa mente pode ser comparada com uma espécie de software de altíssima sofisticação. Grande parte das atividades que realizamos sequer nos damos conta.

A nossa mente faz o processo de interiorização e automatização para nos poupar tempo e recursos, e deste modo não termos que pensar ou aprender tudo de novo cada vez que iniciamos uma tarefa. Este processo é tão eficiente, que não temos controle consciente dele, nem o podemos travar. A interiorização é feita quer queiramos quer não, e guardada em um enorme “depósito de memória”, estando disponível sempre que necessário, sem termos que nos preocupar em quando e como acessar essa informação.

É interessante saber que do mesmo modo que aprendemos a automatizar tarefas rotineiras e necessárias, o mesmo acontece com comportamentos complexos e hábitos pouco saudáveis. Os seres humanos têm a habilidade de associar emoções a comportamentos e pensamentos, e estes nem sempre se transformam em situações agradáveis e se ajustam à vivência que desejamos ter, e isso pode ser um fator que fará com que a qualidade de vida seja comprometida.

Devemos pensar que da mesma maneira que estando conscientes do que nos faz mal, continuamos a repetir comportamentos e rotinas de pensamentos, é possível que lançando mão apenas da força de vontade não consigamos mudar essa conduta danosa. No estado de hipnose, que é um estado de concentração e foco denominado de “atenção focada”, aplicamos técnicas de sugestão hipnótica incorporadas na imagética e visualização criativa, com a intenção de obter um impacto mais intenso e eficaz na alteração de comportamentos automatizados, e assim, ganhar rotinas mais saudáveis e adaptadas à nossa vontade. É como se vivenciássemos um novo processo de aprendizagem de hábitos saudáveis, que substituíram os antigos e ruins, o que nos proporcionarão uma maior qualidade de pensamentos e, consequentemente, qualidade de vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s