Deseja ser aprovado em um concurso público? Siga as dicas…

download

No atual contexto brasileiro, se torna cada vez maior o número de pessoas que desejam estabilidade financeira e um emprego seguro. Felizmente, essa realidade é bem atingível para um grupo considerável de sujeitos, visto que também é crescente a abertura de vagas que são ocupadas através dos concursos públicos. Você deseja ardentemente uma dessas vagas? Então, prepare-se: há uma série de coisas que precisam ser estudados e uma infinidade de livros e apostilas para serem lidos.

É extremamente comum que muitas pessoas escolham o início de um ano para começarem a se dedicarem aos estudos. Entretanto, estando no mês de janeiro, você observa que muitos de seus amigos estão em férias escolares e você acha que merece descansar um pouco. Em fevereiro, ainda em ritmo de férias e com a chegada do Carnaval, você pensa que ainda há muito tempo para estudar a partir do mês de março e adia mais um pouquinho. No mês de março, seu irmão lhe indica um jogo online sensacional, que faz com que você disponha de todo o seu tempo livre para desfrutar dessa delícia. Passam os meses de abril, maio… De repente, você se depara com uma quantidade inacreditável de conteúdos para estudar, e o tempo parece mínimo. O que fazer?

Esse hábito, tão comum, mas ao mesmo tempo tão ruim, tem um nome: PROCRASTINAÇÃO, tema este já desenvolvido em outro texto exposto nesse blog. A procrastinação é algo tão comum entre os estudantes, que muitas universidades americanas mantêm páginas em seus sites oficiais com conselhos de como vencê-la. No Brasil, ainda não foram desenvolvidas páginas que trabalham especificamente com esse tema. Enquanto isso não acontece, seguem algumas dicas para você deixar de procrastinar e se dedicar rigorosamente aos estudos.

1) Saiba o que deseja: Você realmente deseja passar em um concurso público? Se a resposta é sim, certamente se sentirá motivado a lutar por isso. Se você está em dúvidas, certamente a motivação não será a mesma. Desse modo, resolva essa questão o quanto antes e descubra o que realmente quer fazer.

2) Organização é fundamental, mas a diversão também: Ter tempo para todas as atividades é uma necessidade. Dormir, se alimentar bem e se divertir são coisas cruciais para que você se dê bem nos estudos. O que não pode acontecer é se dedicar exclusivamente aos momentos de lazer. A sugestão é elaborar um cronograma com as tarefas que precisam ser feitas, incluindo nele um espaço para os momentos de diversão.

3) Comece: O ditado “não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” é uma lei para quem deseja verdadeiramente estudar. Na verdade, é muito bom para nós mesmos que criemos o hábito de começar já tudo o que temos que fazer. Substitua o “mais tarde eu faço” pelo “vou resolver isso imediatamente”.

4) Elimine as distrações: Quando for estudar, não hesite: desligue a TV e o celular. Os aparelhos eletrônicos, de um modo geral, são as maiores distrações de quem deseja estudar. Então, definitivamente, mantenha-os longe de você nos momentos em que estiver estudando, e desligue-os.

5) Estudar deve ser sua nova profissão: Seu intuito é passar em um concurso público, certo? Isso quer dizer que, quando estiver trabalhando, será um profissional responsável e dedicado. Assim como acontecerá em sua vida profissional, é necessário que você, como estudante, cumpra horários, se organize, faça cronogramas de trabalho e siga os planos com seriedade e disciplina.

6) Gostar de estudar exige treino: Esforce-se ao máximo para aprender a gostar dos conteúdos que você precisará estudar. Começar uma tarefa acreditando que essa será ruim e maçante é desmotivador e fará com que você rapidamente desista. Seu cérebro capta essa informação negativa e seu comprometimento com os estudos, consequentemente, será menor.

Pare, pense, mude de conduta e… Bons estudos!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s