Como lidar com as incertezas do futuro?

download

É um fato: todas as pessoas desse mundo, sem exceção, vivem em um contexto de incertezas, onde nos deparamos com informações incompletas, ocorrências imprevisíveis e surpresas garantidas. Os momentos de turbulência também fatalmente acontecerão com todos nós. O que nos conforta é pensar que “depois da tempestade, vem a bonança”. Tentar prever os momentos em que nos depararemos com situações problemas, com o intuito de eliminar o risco das mesmas, é mera fantasia.

Mesmo que você, leitor, não acredite nessa afirmativa e esteja confiante de que está preparado para enfrentar qualquer coisa, tenho uma notícia ruim para lhe dar: você definitivamente não está. Saiba que as pessoas bem sucedidas e felizes são capazes de “andar pela incerteza”. Se não é possível saber o que nos espera amanhã, como podemos nos preparar? É preciso que compreendamos que é necessário que nos preparemos para a ocorrência de nunca estarmos preparados para tudo. Você deve estar se perguntando: É possível se preparar para lidar com os imprevistos, com o inesperado? Sim, é possível. Seguem dicas que certamente lhe auxiliarão:

O primeiro passo é parar. Isso mesmo, parar. Se o momento exige que você forneça uma resposta imediata, faça uma rápida pausa. Somente dessa maneira nos permitimos fazer algo essencial para a solução de qualquer problema. Se está no trabalho, levante-se e caminhe um pouco. Caso esteja em casa, tome um banho. Enfim, se permita relaxar e pensar.

Um segundo ponto é avaliar suas atuais opções. Pensar em como seria positivo se as coisas fossem diferentes não resolverá o seu problema. Tentar encaixar o seu antigo plano em um novo e atual contexto também não funciona. Quer uma dica? Pegue uma folha de papel e escreva as opções que você tem. Pense no resultado que objetiva alcançar e os recursos disponíveis para colocar essa meta em sua realidade. É interessante anotar tudo isso, pois você estará retirando uma ideia do campo do pensamento para a vida real.

O próximo passo é se comprometer com o que você se propôs a fazer. Tomou uma decisão sensata, baseada em uma anterior avaliação? É hora de assumir esse compromisso. Mesmo que a decisão não seja a ideal, mesmo que não lhe dê todos os resultados que estava à espera, pense que foi a melhor possível diante das circunstâncias. Siga em frente e enfrente a tempestade sem hesitações.

A modernidade tem feito com que a todo tempo nos confrontemos com tempestades sociais, financeiras e profissionais. O desejo da maioria das pessoas é se sentir preparada para qualquer eventualidade. Entretanto, somos frequentemente surpreendidos  com novos e inesperados acontecimentos. Lidar com o imprevisto é um grande desafio. Não paralisar e não sofrer demasiadamente perante a incerteza é um enorme trunfo. Planejar é muito bom, mas é melhor ainda quando reconhecemos que podemos e devemos, em alguns momentos, desistir, reformular o plano e até mesmo recomeçar do zero. É uma tarefa árdua, eu sei, mas extremamente favorável e necessária para nossas vidas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s