Quer emagrecer? Aprenda a pensar magro!

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Você deseja emagrecer? Saiba que não existe fórmula mágica. A única alternativa para perder peso é consumir menos e gastar mais calorias. Parece difícil demais? Não se você tiver como aliado o poder de sua mente! É isso mesmo!

É bem interessante dizer que perder peso é uma tarefa excessivamente árdua para um sujeito que tem em sua cabeça o registro de um corpo gordo. Sidney Chioro, neurologista e professor de psiquiatria da Universidade de São Paulo (USP), sempre apostou nessa ideia e apoiou seu trabalho com obesidade em recursos que atuam no sistema neurológico. “São as emoções que traçam o caminho das mensagens no circuito dos neurônios. Um padrão neurológico inadequado pode transformar uma carência afetiva num comando de fome”, explica Sidney. Sendo assim, não é raro que muitas pessoas que estão passando por algum problema no relacionamento sintam uma enorme vontade de comer uma caixa de bombons inteira ao invés de buscar uma solução para o relacionamento.

A chave mestra para quem quer emagrecer é educar a mente. Ser positivo é uma grande alternativa. As pessoas gordinhas normalmente não se sentem à vontade para chamar uma amiga também gordinha de “baleia”, mas têm uma facilidade tremenda em se nomearem dessa maneira. Agindo dessa forma, inconscientemente a pessoa programa o seu cérebro para uma derrota contra a balança. Pensamentos como “sempre vou ser gorda” ou “nunca vou conseguir perder peso” bloqueiam completamente as possibilidades de mudança corporal, mantendo o corpo pesado. Por isso, seja positivo. Elimine definitivamente pensamentos gordos. Quando eles vierem à mente, diga firmemente: “Pare ou apague!”.

Todos os indivíduos são capazes de tudo, desde que desejem e se esforcem para isso. Então, deixe de dizer que não tem pique para malhar ou que para você é impossível viver sem comer doces. Todas as pessoas podem fazer dieta, desde que realmente queiram isso. Além disso, é fundamental que as pessoas que desejam emagrecer tracem para si metas realistas. Não adianta querer perder 50 quilos em um mês. Não vai funcionar. A paciência e a perseverança são imprescindíveis nesse momento. Diga para si mesmo: “Não perdi peso ainda, mas, quando decidir de verdade, vou conseguir”.

Criar imagens mentais do emagrecimento também é uma excelente ferramenta. Como fazer isso? É bem simples: Feche os olhos e se veja caminhando em um lugar tranquilo e que você goste. Se disser “eu vou andar ouvindo música”, criará também um estímulo auditivo. As representações sensoriais visuais e auditivas ajudam o cérebro a traduzir os pensamentos em ações. Com o passar do tempo, se imagine ficando mais magro nessas caminhadas.

Elogiar a si mesmo é muito bom. Quando nos elogiamos, reforçamos o nosso bom humor e nossa disposição. E quando estamos bem, não precisamos de encher o prato para curar uma dor emocional. Reserve um momento do seu dia para agradecer tudo o que tem de bom em sua vida e tudo o que tem alcançado. Se possível, faça isso antes de uma refeição, pois desse modo esse exercício fará calmante e deixará você com o estado de espírito perfeito para comer com tranquilidade.

Transforme seus desejos em metas. Se imagine, fale e escreva sobre você como se já estivesse mais magro. Visualize-se em uma roupa menor e também se imagine subindo em uma balança e feliz por ter perdido peso. Posteriormente, registre essas cenas em um caderno de tarefas. Assim, o seu desejo é transformado em compromisso. À medida que você for progredindo, revise, melhore e amplie suas metas.

Controlar o desejo de comer é imprescindível. Pense na seguinte questão: comer é necessário, mas comer exageradamente é gula.  E a gula é controlável. Seguem algumas dicas para mudar esse hábito ruim:

  • Beba água aos goles. Da próxima vez que você sentir fome fora de hora, beba um copo de água em pequenos goles. Se for gula, a vontade de comer vai passar rapidamente.
  • Contar até 10 é ótimo! Não se entregue à gula imediatamente. Resista a ela por dez minutos. Esconda as guloseimas e saia para andar ou ocupe as mãos com um trabalho manual.

 

Finalmente, ame seu corpo! Quase todas as pessoas, principalmente as mulheres, sempre encontram algum defeitinho no próprio corpo. Valorize o que você tem de bom fisicamente, reconhecendo, claro, que você poderá ficar ainda melhor. Dessa forma, você trabalhará com a elevação de sua autoestima, o que é fundamental para que nos sintamos motivados durante todo o processo de emagrecimento. Cultive o bom humor, adote atitudes saudáveis e trace perspectivas positivas. Sua mente sempre trabalhará a seu favor se você mudar sua forma de se ver e de ver a dieta! Pense nisso!

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