Deixe de se preocupar com tudo!

download

A vida é simples, mas complexa. Contraditório? Saber olhar a vida de forma simples e suave é justamente o equilíbrio necessário para controlar a sua complexidade. A vida é dinâmica e o sentido dela se dá conforme o que eu escolho para mim. Somos seres dotados de livre arbítrio. Fazemos escolhas que sempre afetarão nossas vidas, seja de maneira positiva ou negativa.

Todos nós temos uma grande habilidade de nos acostumarmos a padrões de comportamentos. Esse costume é nomeado de hábito. E o hábito é importante porque facilita nossas vidas, permitindo que realizemos atividades com muito mais agilidade, certeza e confiança, já que na maioria das vezes conseguimos prever o resultado de nossas ações. Nesse sentido, o hábito é extremamente válido e útil. Entretanto, esses mesmos hábitos comportamentais são suportados por formas padronizadas de pensar, o que pode ser, por vezes, uma desvantagem, pois pode bloquear a nossa capacidade de alargarmos o nosso ponto de vista ou reconhecer que há outras perspectivas para aquilo a que estamos habituados. Pensar de maneiras diferentes sobre uma mesma situação faz com que nos desenvolvamos. A flexibilidade de pensamento é um recurso extraordinário para a adequação e simplificação da vida.

A grande questão é que em muitos momentos pensamos de maneira negativa sobre as possíveis experiências que vivenciaremos. Crescemos e nos desenvolvemos em uma cultura que dá grande força aos pontos negativos de cada situação. E o pior: não reconhecemos que aceitar e permitir que a “negatividade” ocasional desempenhe um papel na felicidade pode ser um grande auxílio para a criação do espaço necessário para uma resposta assertiva para a vida. Entender o “lado escuro” da vida e se atrever a experimentá-lo, eventualmente, não é um problema. O que se torna um problema é quando nós escolhemos vivenciar somente o lado escuro.

É importante lembrar que quanto mais desejamos algo, mais avançamos para nosso objetivo. Se desejamos nos libertar dos pensamentos ruins, temos que focar em experiências e lembranças positivas e satisfatórias. Enfim: quanto mais você quiser alguma coisa, mais rápido sua energia ou ímpeto se move, e quanto mais rápido você está sendo impelido para a frente, mais certo será o retorno positivo. Não obstante, quanto mais forte são as crenças e ideias que nos limitam, maiores serão os obstáculos que enfrentaremos.

Tenho convicção que, assim como eu, todos vocês, queridos leitores, enfrentam lutas diárias. No entanto, todos nós devemos pensar que para cada problema, normalmente há uma solução. E quando nos preocuparmos excessivamente com o problema, não conseguimos pensar nas possibilidades para a solução do mesmo. Por outro lado, quando não há solução, lutar contra o problema só faz com que fiquemos mais estressados e infelizes. Reflita sobre isso. E coloque em prática em sua vida uma nova conduta!

 “Se não há solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso. Se houver uma solução para o problema, então não perca tempo preocupando-se com isso”. Dalai Lama

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s