O cônjuge como parceiro na superação do estresse laboral

3191448946_deec81d970

O estresse laboral (ocasionado pelo contexto profissional) é um dos transtornos mais comuns da atualidade. Desse modo, quando o cônjuge atua de maneira auxiliar, o casal se torna estável e o equilíbrio da relação é assegurado. Mas, e quando ambos os cônjuges estão expostos ao estresse?

É um fato que o estresse laboral tem um impacto negativo sobre todo o sistema familiar, e a cada dia tem se tornado uma grande causa dos divórcios. O estresse tem atingido de maneira certeira o casal, na medida em que ambos os cônjuges trabalham e são submetidos a uma elevada exigência no campo profissional.

Em um estudo conduzido por Wayne Hochwarter, da Universidade Estadual da Flórida – College of Business, foi possível verificar a importância do apoio do cônjuge, independentemente do tipo de emprego e da sua  exigência laboral. Esse estudo concluiu que casais que relataram alto nível de estresse, mas receberam um forte apoio conjugal, se comparados a casais com elevado estresse, sem esse apoio, se sobressaem nos seguintes quesitos:

  • Maior índice de satisfação com a quantidade de tempo passado com os filhos (mais 25%);
  • Menor sentimento de culpa associada à negligência familiar ou doméstica (redução de 30%);
  • Probabilidade 30% menor de criticar a família (tanto o parceiro quanto os filhos);
  • Melhores índices de satisfação com o casamento (incremento de 50%).

A nível profissional, os benefícios são:

  • Satisfação pelo menos 20% maior no trabalho;
  • Melhor percepção da progressão da carreira (melhoria de 20%);
  • Menor probabilidade de se sentir cansado após o dia de trabalho (redução de 25%);
  • Elevação da concentração durante o trabalho (25% de melhoria);
  • Maior probabilidade de relações positivas com colegas de trabalho (aumento de 33%).

Se não há nenhum suporte conjugal que tenha como objetivo lidar com o estresse laboral, há uma grande probabilidade de que o profissional retorne mais agitado para o local de trabalho. É importante salientar que esse apoio deverá ser criado por ambos os cônjuges, para que algumas tentativas de apoio não possam sair frustradas, piorando a situação.

O apoio favorável do cônjuge tem um impacto profundo e de longa duração. Seguem as principais formas de atuação favorável:

  • Se conscientizar das exigências do trabalho diário do cônjuge (tais como pressões de tempo, prazos, superiores, exigências);
  • Acreditar que o diálogo é sempre possível, independente das circunstâncias;
  • É fundamental reconhecer que a agressividade ou o afastamento não auxiliaram em absolutamente nada. Só piorarão a situação, pois o cônjuge atuará de maneira semelhante;
  • Tornar-se capaz de equilibrar emocionalmente o cônjuge, alegrá-lo e sempre acalmá-lo nos momentos de tristeza ou agitação;
  • No ambiente familiar, não queixar-se sobre acontecimentos pouco relevantes do trabalho;
  • Evitar competir sobre qual dos cônjuges teve um dia pior;
  • Não ter uma atitude exigente.

Quando ambos os parceiros estão estressados por causa do trabalho, devem manter-se os recursos mentais e emocionais necessários para ajudar o cônjuge. É interessante reconhecer que os casais bem sucedidos conseguem lidar com o seu próprio nível de estresse e mantêm o controle em dias particularmente exigentes.

Além disso, homens e mulheres diferem nos comportamentos de apoio preferidos. As mulheres gostam bastante de serem auxiliadas nas tarefas domésticas, sentirem-se apreciadas e receberem manifestações de carinho e afetividade. Já os homens respondem positivamente às ofertas de ajuda e gostam de se sentirem apreciados e importantes. É quase unânime que tanto os homens quanto as mulheres admiram a ajuda do cônjuge em conseguir algum tempo afastado do trabalho e dos problemas familiares, para simplesmente descansar e recarregar baterias.

O estresse é tão intenso que tem o poder de unir ou separar relações. Por isso, a comunicação e a confiança são imprescindíveis para a estabilização do relacionamento entre o casal.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s