Por que me sinto tão inseguro?

insegurança

Quando crianças, nos sentimos contemplados por uma segurança máxima, já que temos a todo tempo cuidadores nos orientando. À medida que crescemos e nos desenvolvemos, cresce conosco um grau de insegurança. É inevitável. E é bem comum que quadros intensos de ansiedade e depressão sejam frutos da insegurança. Quando permitimos que a insegurança conduza a nossa vida, simplesmente deixamos de ter o controle sobre nós mesmos, pois a falta de segurança torna vulnerável a maneira como agimos no contato com o mundo.

Para as pessoas extremamente inseguras, confiar nelas mesmas para adquirir algo que elas necessitam parece uma ideia aterrorizadora. Se estas pessoas estiverem deprimidas, a situação se torna ainda mais delicada. Devemos nos lembrar que a ansiedade e a depressão resistem ao movimento. No sentido de fazer face a este marasmo, é necessário o encorajamento adequado, motivação e orientação, e desta forma a inércia pode e deve originar movimento.

Está se sentindo aprisionado em sua própria insegurança? Pense, então, que os pensamentos antecedem os sentimentos. Analise o seguinte exemplo: normalmente, as pessoas deprimidas e/ou ansiosas se colocam em uma posição de vítimas. Como vítimas, automaticamente esses sujeitos acreditam não poderem realizar escolhas. Algo ou alguém faz com que essas pessoas se sintam descontroladas, desassossegadas, tristes e até mesmo perturbadas. Desse modo, compreender que os pensamentos precedem os sentimentos permite-lhes compreender que não são impotentes. Existe sempre alguma coisa que pode ser feita. É fundamental reconhecer que quando mudamos a maneira de pensar, nos descobrimos mais felizes e confortáveis.

É um fato que quase todas as pessoas, caso pudessem eleger os recursos e competências que desejam para si mesmas, escolheriam, entre outras habilidades, a autoconfiança. Não é por acaso que sujeitos com uma postura ativa, segura, dinâmica e decidida atraem confiança e admiração dos pares, enquanto alguém constantemente nervoso, atrapalhado e inseguro sente-se mais facilmente criticado e sozinho. As pessoas inseguras se sentem perdidas na aventura em busca da autoconfiança, e quando não conseguem resgatá-la se sentem trançados num ciclo de autodesvalorização, desesperança, incapacidade de lidar com obstáculos e dificuldades e mais inferioridade.

Os pensamentos negativos e sentimentos de tristeza tendem a atrair a sua atenção para as coisas que não gosta e que lhe fazem mal. Ao invés de se enredar neles, experimente:

  • Realizar qualquer atividade mental intensa, como fazer palavras cruzadas ou cálculos mentais, quebra-cabeças, sudokus, entre outros;
  • Praticar atividades físicas que o mantenha ocupado, como a caminhada, por exemplo;
  • Concentrar-se em acontecimentos próximos de você: conversas paralelas, uma notícia na TV ou qualquer outra coisa que atraia a sua atenção e que lhe desperte interesse.
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s