Você sabe o que é Mindfulness?

mindfulness

O Mindfulness é uma técnica de relaxamento que consiste em consciência momento a momento e tem como principal objetivo a redução de estresse. Para cultivarmos essa atitude, que é tão positiva, devemos direcionar a nossa atenção, de maneira intencional, às coisas que normalmente não dedicamos muito tempo. O Mindfulness é uma abordagem sistemática para que se possam desenvolver novas formas de controle e sabedoria nas nossas vidas, baseada nas nossas capacidades internas para relaxarmos, dedicarmos a atenção, consciência e insight ao que ocorre ao longo do dia.

Vamos começar a praticar? Seguem algumas orientações:

Assim que acordar, antes de sair da cama, foque sua atenção em sua respiração (pelo menos cinco respirações profundas). Reconheça o quanto é satisfatório e prazeroso para o corpo sentir o ar entrando e saindo dos pulmões;

Observe sua postura corporal durante o dia. Esteja consciente de como a sua mente e o seu corpo se sentem quando se movimente da posição deitado para posição em pé ou enquanto caminha. Note sempre que mudar de uma postura para a seguinte;

Lidamos com diversos sons durante o dia inteiro. Mas muitas vezes, nos incomodamos com eles. Em outras, simplesmente os desconsideramos. Quando ouvir um celular tocar, um pássaro a cantar, o barulho de um carro que passa, um riso, uma buzina, uma porta a fechar ou qualquer outro som use-os para se lembrar de estar completamente no aqui-e-agora. Realmente escutando, estando presente e acordado;

É muito importante durante o dia, que em alguns momentos foquemos a nossa atenção para a respiração. Mais uma vez, respire por pelo menos cinco vezes completas, com a atenção focada exclusivamente na entrada e saída de ar dos pulmões;

Quando estiver fazendo alguma refeição, tire um minuto e respire. Traga a sua atenção para o ver a sua comida, cheirar a sua comida, saborear a sua comida, mastigar a sua comida e engolir a sua comida;

É muito comum que realizemos atividades rotineiras no “piloto automático”. E isso não é algo positivo. Por isso, foque atenção nas suas atividades diárias – escovar os dentes, secar o cabelo, tomar banho, vestir-se, etc… Utilize o Mindfulness para cada atividade;

Antes de ir dormir, mais uma vez, tire alguns instantes e traga a sua atenção para a respiração (pelo menos cinco respirações);

Quando estiver em uma fila ou outra atividade que exija que você fique parado por algum tempo, use este período para notar a sua respiração e a sua postura. Traga a atenção à dilatação e contração do seu abdômen enquanto respira.

Com a prática, constatamos que o Mindfulness é bastante eficaz na redução do estresse, sintomas de ansiedade, depressão e outras emoções negativas. E isso faz com que, ao invés de nos preocuparmos com o futuro ou memórias sobre o passado, tenhamos como foco o momento presente. E isso é saudável.

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