Ambição

especial1

Ambição, desejo tão ambíguo, visto por muitos como algo positivo, e por outros como algo negativo. Definindo de maneira bem simples, a ambição nada mais é do que a vontade de tornar o nosso ideal, real. É crer no que consideramos o justo. É sermos autênticos naquilo que acreditamos, que amamos e respeitamos. Analisando por esse ângulo, a ambição é algo muito bom.

É lamentável, porém, que ser autêntico seja algo tão difícil. Poucos sujeitos conseguiram percorrer por esse caminho, mesmo porque somente as pessoas fortes interiormente conseguem dizer não e dizer sim quando assim tem que ser. Quando atuamos com ambição, somos exigentes com a nossa própria vida, e ainda mais exigentes com os nossos sonhos e desejos.

É curioso analisar que, à medida que as pessoas envelhecem, é bem comum que a ambição vá se perdendo, assim como se perde a vitalidade. Olhe à sua volta. Você possivelmente constatará essa afirmação. Felizmente, há exceções, mas é um fato que muitos adultos vão se tornando, aos poucos, sujeitos menos ambiciosos.

Na adolescência, começamos a dar os primeiros indícios da ambição. Somos jovens, bonitos, não temos um futuro certo e nos sentimos livres para sonhar e sermos ambiciosos. Quando concluímos um curso técnico ou superior e conseguimos um emprego fixo, sonhar se torna uma tarefa árdua, já que nos sentimos cansados por tantas horas de trabalho, além de estressados. Por sobrar pouco tempo, nossa vida acaba se tornando rotineira, sem brilho, com poucas novidades. Parece pessimismo, mas é a realidade. E não pense que isso ocorre somente com pessoas mais velhas. Pelo contrário. É comum que essa experiência ocorra com pessoas jovens, entre 25 e 30 anos. Esses sujeitos simplesmente perdem a ambição. Se entregam ao bruto sistema de trabalho e deixam de sonhar…

É importante pensar também que quando o círculo social em que vivemos deixa de ser ambicioso, consequentemente somos impulsionados para esse patamar junto com o grupo. Conviver com pessoas sem ambição faz com que nos tornemos, aos poucos, frios e apagados, cercados por uma total ausência de desejos.

Sendo assim, existe uma chave para a ambição? Como obtê-la? Na verdade, a ambição está dentro de nós mesmos e na seriedade do nosso compromisso com a nossa felicidade. Temos que ouvir nosso íntimo, olhar para dentro de nós mesmos e nos perguntarmos: O que eu quero para minha vida? Eu realmente sou feliz do jeito que estou? Eu posso mudar? Além de nos questionarmos, é preciso muita coragem para mudarmos de postura se assim tiver que ser.

 É de grande valia o caminho que existe entre o meu ideal e aquilo que eu sou. A ambição é isso. Ambição é a minha força de vontade, mais alta do que qualquer ideia ou juízo. A ambição é a concretização da minha unicidade. No nosso interior, é sermos amigos de nós próprios. E isso é muito bom.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s