Sucesso nos estudos: o que você acha?

estudando sozinha

No decorrer do ano letivo, é um fato que a pressão para bons resultados escolares torna-se a cada dia maior. Essa pressão é visível não somente em crianças que estão cursando o ensino fundamental, mas também em adolescentes que estão finalizando o ensino médio e em jovens ou adultos que estão cursando o ensino superior. Estudar é uma situação que acontecerá na vida de quase todas as pessoas. Sendo assim, é necessário dizer que o sucesso sem os estudos não é nada além de uma ilusão.

Quando resultados escolares satisfatórios deixam de ocorrer, é comum que a própria pessoa, ou mesmo alguém próximo dela, comece a questionar: “não sei estudar”, “não me sinto motivado”, “será que tenho dificuldades intelectuais?”, “estou estudando pouco”, enfim, uma série de perguntas e afirmações que têm por princípio justificar o resultado negativo.

Para se obter sucesso nos estudos, há uma série de fatores que devem ser considerados. Um deles, que é bem importante, é o local de estudos. Muitas vezes, consideramos apenas o que é interno a nós, mas é preciso saber que em muitos casos, modificar o local de estudos basta para que os resultados positivos comecem a surgir.

Então, surge a primeira grande questão: qual é o local mais adequado para estudar? Em resumo, um lugar livre de estímulos que podem nos distrair é um local perfeito. E um local dessa forma é imprescindível para estudantes de qualquer idade.

A segunda questão é: como criar um local perfeito para os estudos? Seguem algumas orientações para que o lugar ideal de estudos seja montado:

Em primeiro lugar, ter uma mesa específica para estudar é básico. Essa mesa deve ser colocada em um lugar tranquilo, iluminado, confortável e com boa ventilação. Estudar em cima da cama? Nem pensar! Na mesa da cozinha? Sem chance! No sofá? Incorreto!

Tenha todo o material de estudos nesse local antes de iniciar os estudos. Todo mesmo. Isso inclui cadernos, diários de anotações, livros, apostilas, calculadora, dicionários, xerox de artigos, entre outros. Se levantar para ir buscar qualquer coisa faz com que a concentração seja interrompida. Até             que voltemos a nos concentrar, isso pode levar um tempo considerável. Além disso, na mesa de estudos só deve estar o material necessário para estudar. Nada mais.

Tudo o que está em cima da mesa de estudos deve ser mantido em ordem. O material organizado e arrumado faz com que o estudante não perca tempo na busca de um material perdido.

Qualquer objeto e/ou aparelho que sirvam como fontes de distração devem ser mantidos longe do olhar e das mãos do estudante: mantenha em silêncio e longe do olhar o celular, a televisão, o rádio, o computador, o tablet e até mesmo livros que não se adequam ao estudo do momento.

E não são somente os objetos que são considerados elementos de distração: as pessoas também fazem isso. Por isso, o estudante deve evitar ao máximo ser interrompido. Colocar um aviso na porta pode ser uma boa alternativa. Os períodos de estudo não devem ser longos. Assim, numa das suas pausas, o estudante e as demais pessoas poderão colocar a conversa em dia.

Ótimos estudos para você!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s