Por que estou triste?

triste_imagem

Quando sentimos uma tristeza profunda, a ponto de as pessoas ao nosso redor perceberem, é bastante comum que estas afirmem que o sofrimento passará assim que raiar um novo dia e que há pessoas que estão sofrendo mais do que nós. Daí pensei: se sentir triste é algo proibido? Por que as pessoas se comovem tanto com o estado de tristeza? Qual a função da tristeza?

Você já passou por um dia em que se sentia triste sem saber ao menos o por quê? Possivelmente sim. Isso ocorre pelo fato de não conseguirmos exprimir o que sentimos em nosso íntimo. A tristeza tem precisamente a função de pararmos por alguns momentos e interiorizarmo-nos. Por outras palavras, os momentos de tristeza são muitas vezes momentos de pausa para refletirmos sobre a nossa vida.

Essa emoção pode ser compreendida como um aviso para que iniciemos uma procura de algo que está ruim conosco. A tristeza nos proporciona energia suficiente para arquitetarmos o nosso dia-a-dia e envolvermos tudo o que pudermos. Ela faz ainda com que desejemos correr o mais rápido possível para o caminho da felicidade e evitemos o tão temido diálogo conosco mesmos, ao confronto com nosso interior.

Dialogar com si próprio é muito válido pois, da mesma forma que existem sentimentos e emoções que são diretamente relacionados às respostas de sobrevivência, como medo, ira e aversão, existem emoções que fazem com que nos conscientizemos da necessidade de aprender, tal como ocorre com a tristeza, que nos auxilia efetivamente em nosso crescimento.

Por isso, devemos desmistificar a ideia de que a tristeza é uma emoção exclusivamente negativa. Ela é, em vários momentos, necessária e produtiva. Se sentir triste pode ser um forte indício de que estamos com uma fonte interna de mudança, de criatividade, na medida como ultrapassamos os nossos obstáculos e de autoconsciência.

Contudo, quando atingimos um ponto de nossa vida em que a tristeza não é alternada com estados de alegria, ou seja, a tristeza se torna o emoção dominante, somos impedidos de vivermos e de estarmos uns com os outros. É básico contermos esse estado, já que a tristeza constante se torna um bloqueio na vida, que rouba as reações e leva à apatia. Não pense que isso ocorre somente com a tristeza. Qualquer emoção que sai do contexto de equilíbrio, em algum momento nos fará mal. Manter uma vida em equilíbrio é altamente favorável para nossa saúde física e mental.

Anúncios

2 pensamentos sobre “Por que estou triste?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s