Inveja: tire esse mal de sua vida!

Imagem

O sentimento de inveja é tão curioso que, mesmo que todas as pessoas o sintam, dificilmente elas o admitem. A inveja é ainda controversa, na medida em que algo positivo a outrem acaba gerando algo negativo em quem inveja.

As maneiras de expressar a inveja são as mais variadas. Alguns expressam através de brincadeiras desagradáveis; outros, expressam o sentimento apenas mentalmente, pensando: “como ele é exibido e gosta de contar vantagem!”. Alguns ainda depreciam verbalmente a pessoa, pois não conseguem conter o forte sentimento de inveja. Enfim, há uma diversidade de formas de expressar a tão falada inveja.

O conhecimento popular diz que o mais sensato é se precaver do sentimento de inveja, já que esta traz mau-olhado. Quando se vive uma situação favorável, é melhor nada dizer.

A inveja, também nomeada pelo senso comum de olho-gordo, é quando o sujeito invejado lança mão das projeções negativas do invejoso, acabando por concretizá-las. Para não se contaminar com o sentimento negativo do invejoso, o invejado deve observar com cautela e paciência sua reação frente ao ataque do invejoso. Se ele estiver isento das questões afirmadas pelo invejoso, sua clareza de intenção irá protegê-lo do possível ataque do olho-gordo.

Ser criticado a partir de avaliações deturpadas pelo sentimento de inveja faz com que nos sentimos injustiçados e até mesmo ofendidos diante do ataque. Pense, nesse momento, que é humanamente impossível ser compreendido por todas as pessoas, e tampouco é possível agradar a todos. É fundamental que mantenhamos nosso foco em nossos objetivos, pois desse modo não nos contaminamos pela inveja alheia.

Mas como a inveja surge? Esse sentimento tem sua gênese a partir de uma ideia que a pessoa tem de que é incapaz de viver seus próprios sonhos, de estabelecer objetivos para si mesma e os realizar. Sendo assim, o que o outro consegue executar faz com que o invejoso se lembre do que não foi capaz de fazer. Todavia, a sensação de incapacidade, e posteriormente da inveja, deve-se exatamente à escolha indevida de metas e planos, como desejar algo que não está ao alcance no momento. Há ainda a não valorização do que já foi conquistado, que gera a impressão de desvalia, ou seja, não nos damos conta do nosso próprio valor. A inveja é um sentimento que consome o invejoso, pois o faz dar valor apenas ao que está além de seu alcance.

Você sabia que a inveja muitas vezes ocorre de maneira inconsciente? É isso mesmo! E é justamente por isso que a inveja é um sentimento muito difícil de ser aceito pelas pessoas. Desde muito cedo, nós, humanos, sentimos inveja! Sentimos inveja, quando bebês, da pessoa que nos alimenta, já que desejamos o alimento e não o temos. Não tolerando tamanho desconforto, nos frustramos, ficando com raiva de quem possui o alimento. Com inveja dele, queremos destruí-lo. Por isso, afirma-se que a inveja é um sentimento bastante primitivo, inferior, pouco elaborado. A inveja está intimamente ligada a um sentimento de inferioridade, adquirido pela comparação que se faz com outra pessoa em algum aspecto específico.

Se o sujeito invejoso muda de postura e se torna atento às qualidades do objeto, da pessoa ou mesmo a situação que causa a inveja, é possível que este compreenda de uma maneira mais clara os motivos que fazem com que ele se sinta incapaz de conquistar. Por isso, pode-se dizer que a inveja é um espelho que traz à tona uma parte de quem somos, onde estamos e para onde queremos ir. Aprender com nossos sentimentos negativos faz com que mudemos a nossa atitude mental e atraia situações positivas para nossa vida.

“Quando invejosa, a pessoa torna cega a sua própria natureza. […] O verdadeiro problema da inveja não é a capacidade do indivíduo viver bem, é a sua capacidade de não viver bem”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s