Sofrer por antecipação

images

É curioso pensar no quanto os tempos modernos têm feito com que muitas pessoas sofram por antecipação. E o que é negativo nessa conduta é que gastamos uma grande quantidade de energias que, certamente, poderiam ser utilizadas de maneira mais satisfatória e útil.

Sem dúvida, um pouco de preocupação, além de relevante, é saudável para todas as pessoas, na medida em que, caso não nos importemos com nada, não teríamos o senso de responsabilidade para a efetivação de qualquer compromisso, ou seja, a vida em sociedade se tornaria um caos. De fato, todos os sentimentos na dose certa e no momento oportuno são saudáveis para a vida em sociedade e para a autopreservação. O grande problema ocorre quando exageramos nas nossas reações e acabamos perdendo o equilíbrio. E a consequência disso é que ficamos ansiosos e acabamos adoecendo. Felizmente para todos nós, não é possível pensar em todas as várias possibilidades e enfrentar as questões por todos os ângulos, porque as variantes são infinitas.

Aprender a cortar esse tipo de pensamento pela raiz não é uma tarefa simples, claro. Substituir o pensamento que gera ansiedade e sofrimento por pensamentos positivos é uma tarefa ainda mais desafiadora, mas muito favorável. Chegamos então à questão: Por que pensamos de maneira tão negativa, mesmo sabendo que essa conduta causará sofrimento? A resposta é simples. Socialmente, nos desenvolvemos em um contexto que faz com que sempre tenhamos que nos preocupar com tudo e com todos. É exatamente por isso que muitas pessoas imaginam situações desagradáveis e passam a ter sentimentos dolorosos, e às vezes, até agem como se as situações fossem reais. Isto acontece porque a nossa mente tem a capacidade imaginar circunstancias tão vívidas que o nosso cérebro detona respostas corporais, através dos sentimentos, para fazer face ao imaginado. E os sentimentos nos induzem a comportamentos desligados do real.

Ter uma vida feliz, um bom relacionamento afetivo, ser socialmente ativo, realizar atividades físicas, são ótimas maneiras de nos libertarmos das consequências de nossas preocupações antecipatórias. É necessário tirar algumas horas por semana para cuidarmos de nós mesmos. Foque em você, cuide-se, se respeite! Valorize-se como pessoa.

Devo dizer que não vai ser de uma hora para outra que se consegue deixar de exagerar nas reações de ansiedade e preocupação. É necessário muito treino e determinação para a modificação dos pensamentos e da conduta. Cada sujeito tem um tempo, que deve ser respeitado. Mas se a vontade de mudar é grande, o êxito é garantido.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s