Turbine o seu cérebro!!!

cerebro-turbinado

Atualmente há uma grande preocupação das pessoas em melhorar sua qualidade de vida, buscando maior possibilidade de sucesso, além de encarar de uma maneira mais positiva diversas situações que surgem no dia-a-dia da vida pessoal e profissional.

Estudos realizados por cientistas comprovam que depois dos 27 anos, as células do cérebro começam a morrer. Os sujeitos dessa faixa etária possuem cerca de 100 bilhões de neurônios, que são responsáveis por reconhecer o rosto de uma pessoa ou permitir que você se localize em um mapa.

Essas atividades são realizadas até que a temida morte da célula tem início. Porém, em testes feitos com ratos, os cientistas provaram que há exercícios para o cérebro que fazem com que os neurônios sejam reativados. São exemplos exercícios que podem ser feitos até mesmo conectado à internet, jogos de cartas, cruzadas, caça-palavras, entre outros. No entanto, considero muito interessante também o contato com o material offline, seja através da aquisição de revistas de atividades e jogos de cartas ou tabuleiro, o que pode fazer com que você interaja com outras pessoas e, consequentemente, trabalhe outras áreas cerebrais.

Pesquisas revelam que pessoas acima de 65 anos que passaram a desenvolver exercícios para o cérebro, vivenciaram o rejuvenescimento cerebral sensível. A prática de atividades cerebrais ajudam na concentração, memorização, estudos e foco, tendo em vista que a rotina em si estagna o cérebro. Adotando atividades que não são realizadas de maneira rotineira, certamente os neurônios começarão a ser ‘reativados’.

Stefanie Machado Maia, neuropsicóloga formada pela faculdade de Medicina da USP, explica que são caracterizados exercícios para o cérebro todos os estímulos que expõem situação de desafio a ele. “Quando um indivíduo se expõe a uma tarefa desafiadora, cria-se uma série de conexões entre os neurônios, as chamadas ligações sinápticas. Quanto mais conexões entre os neurônios existirem, maior será a capacidade do funcionamento cerebral, principalmente potencializando funções como concentração, memória, raciocínio, inteligência, habilidade em resolver problemas, abstração, agilidade mental, entre outras”, detalha.

Você já ouviu falar em neuróbicas? Não? As neuróbicas são, basicamente, uma inversão de ordem de algumas atividades e movimentos que fazemos diariamente, sem que, necessariamente, tenhamos que modificar nossa rotina. São atividades bem simples, mas que farão com que executemos conscientemente as ações que levam às reações cerebrais. Essa atitude proporcionará a produção de nutrientes cerebrais que desenvolvem as células do mesmo, deixando-o mais saudável e ativo.

Assim como a ginástica corporal, a neuróbica, também chamada de ginástica para os neurônios, tem que ser constantemente treinada, pois desse modo nosso cérebro ficará cada vez mais afiado. Quer conhecer algumas neuróbicas? Seguem alguns exemplos:

1-Use o relógio de pulso no braço que você não está acostumado a usar;

2-Ande pela casa de trás para frente;

3-Vista-se de olhos fechados;

4-Estimule o paladar; coma comidas diferentes;

5-Leia ou veja fotos de cabeça para baixo concentrando-se em pormenores nos quais nunca tinha reparado;

6-Veja as horas num espelho;

7-Troque o mouse do computador de lado;

8-Escreva ou escove os dentes utilizando a mão esquerda – ou a direita, se for canhoto;

9-Quando for trabalhar, utilize um percurso diferente do habitual;

10-Introduza pequenas mudanças nos seus hábitos cotidianos, transformando-os em desafios para o seu cérebro;

11-Selecione uma frase de um livro e tente formar uma frase diferente utilizando as mesmas palavras;

12-Experimente jogar qualquer jogo ou praticar qualquer atividade que nunca tenha tentado antes.

13-Experimente memorizar aquilo que precisa comprar no supermercado, em vez de elaborar uma lista. Utilize técnicas de memorização ou separe mentalmente o tipo de produtos que precisa. Desde que funcionem, todos os métodos são válidos;

14-Recorrendo a um dicionário, aprenda uma palavra nova todos os dias e tente introduzi-la (adequadamente!) nas conversas que tiver;

15-Ao ler uma palavra pense em outras cinco que começam com a mesma letra;

Resumidamente, mude a forma de fazer as coisas do seu dia a dia! Além disso, é importante lembrar que a sua saúde cerebral depende da saúde de seu corpo. Qualidade de vida é fundamental para a jovialidade de seu cérebro.

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