Acabou a folia! Vamos colocar nossa vida em dia?

Fim de carnaval

Carnaval, carnaval… Eu fico triste quando o carnaval se vai. Esse é seu caso? Que tal reverter esse jogo? Passado o carnaval, é hora de colocar todos os planos que estavam até então no papel, em prática. O feriado prolongado se foi. Que tal voltar à vida normal? Esse pode ser um excelente e oportuno momento para retomar as nossas atividades, visto que estamos empolgados, “cheios de gás”. Para quem idealiza um novo patamar profissional, essa é a hora!

Deixar o cansaço físico que a festividade nos trouxe é importante. A folia, o trânsito, os engarrafamentos… Tudo isso é muito desgastante, eu sei. No entanto, é fundamental a reorganização de nossa vida pessoal.

O planejamento daquilo que pretendemos fazer pode ser uma boa alternativa. Sugiro que, a partir de agora, no início de cada semana estabeleçamos o que faremos nos próximos dois ou três dias. Sentar e escrever as tarefas e obrigações após o feriado pode ser um estímulo para o cumprimento dos compromissos. Dormir cedo nos primeiros dias após o feriado prolongado pode ser também bastante auxiliar. Assim, retomamos gradativamente nosso ritmo de sono.

Apesar de muitas pessoas se sentirem animadas, alguns sujeitos reclamam de uma grande preguiça após o retorno do carnaval ou de qualquer outro feriado prolongado. Para eliminar esse desconforto, o ideal é começar devagar a execução das atividades. Uma sugestão seria organizar os seus instrumentos de trabalho, sua mesa, o local. Essa mesma dica pode ser aplicada para os indivíduos que estudam. Organizar os materiais, a agenda fará com que você se sinta mais motivado e disposto.

Com tarefas simples como essas, que você realizará rapidamente, você se sentirá recompensado, pois terá um ambiente agradável para cumprir as coisas mais complexas do dia.

Como mencionado em outras publicações, é imprescindível trabalhar o nosso pensamento. Para voltar positivamente à rotina, deve-se parar para pensar se estamos no caminho certo, tendo em vista nossos objetivos e expectativas. A autoavaliação é parte importante do processo de enxergar qualidades e defeitos profissionais e estudantis.

Manter a motivação (leia mais sobre motivação em: https://vidaepsicologia.wordpress.com/2013/02/05/a-motivacao-e-a-chave-da-realizacao/) é um fator relevante. Sem dúvida, o comprometimento é indispensável, já que ele fará com que as metas sejam atingidas.

Lembre-se que o cérebro precisa de todos esses conceitos para atuar de maneira benéfica após um feriado prolongado. Além disso, o cérebro tem uma capacidade grandiosa de se adaptar às mudanças. O cérebro gosta de novidades! Por isso, investir em mudanças é formidável. Quem está ensaiando para entrar na academia pode aproveitar a hora. Mora perto do trabalho? Que tal deixar o carro de lado e usar a bicicleta ou mesmo exercitar a caminhada? Assim, você muda a rotina e ainda faz um exercício físico.

Sorrir, mesmo que não esteja muito animado com o retorno à rotina, faz muito bem. Além de fazer com que você se sinta mais relaxado, as pessoas que irão rever você se sentiram muito mais motivadas, e isso fará bem a você também. O resultado você mesmo colherá.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s