Relações no trabalho…

Sonhos-com-Trabalho-1

Ter um bom relacionamento com as pessoas de seu trabalho certamente é um fator relevante, visto que temos que conviver quase que diariamente com esses sujeitos. No entanto, é bem comum que algumas pessoas apresentem algumas dificuldades de adaptação quando iniciam um novo trabalho ou mesmo mudam de setor na empresa. Esse deslocamento pode depreciar a performance do indivíduo, fazendo com que a imagem deste fique abaixo do esperado. Para evitar esse problema, é importante que realizemos adaptações em nossa personalidade e na maneira de conviver com o grupo, afim de se promover como profissional.

É fato que cada sujeito é único, repleto de particularidades. Sendo assim, normalmente a dificuldade de adaptação existe, mesmo que seja mínima. Quando as diferenças são sentidas como interessantes e agregadoras, estabelece-se um processo de aprendizagem e trocas de informações favoráveis, o que gera crescimento pessoal. Caso contrário, a relação se torna insustentável. É fundamental o desejo de se permitir conhecer o outro e acreditar que ele pode contribuir de alguma maneira com a sua vida e com o trabalho. Adaptação e aceitação são palavras chave.

Antes de tentar compreender o outro e aceitar como ele é, é preciso aprender a compreender a nós mesmos para que consigamos ter um pensamento positivo sobre quem está perto de nós. A mente alheia é um grande mistério quando não somos capazes de aceitar as diferenças de pensamento, aprendizado e experiências de previas de vida.

O trabalho exige das pessoas muito comprometimento e relacionamento interpessoal. Simplesmente fazer bem as tarefas que são designadas a você não é suficiente. É necessário ter a habilidade no trato com os companheiros de trabalho. Trabalhar em um ambiente em que as pessoas se relacionem bem profissionalmente faz com que esses sujeitos tenham prazer em executar suas tarefas.

A habilidade humana de se relacionar com as pessoas é incrível. Conviver bem com os outros faz com que as pessoas se sintam importantes. É bom ser reconhecido e valorizado pelo que se faz.

Carlos Castaneda, autor do livro “Fogo Inteiro”, define os cinco atributos de um profissional exemplar: controle, disciplina, paciência, oportunidade e vontade. O uso desses cinco pontos pode é útil na hora do convívio com outras pessoas:

1- Controle: controle emocional, saber se conhecer, respeitar os próprios limites, saber viver a vida como ela é e não como se imagina, fantasia ou gostaria.

2- Disciplina: para poder organizar e seguir um método de convívio, de mudança ou quebra de padrão na relação. Saber viver no agora e se organizar para que sua atenção esta com o foco no agora e na solução ao invés de estar perdido nos pensamentos passados ou que ainda estão por vir ou mesmo nos problemas e aborrecimentos.

3- Paciência: começando com você mesmo e expandindo aos demais. As coisas tem um tempo para acontecerem, tanto mudanças internas quanto externas. Aceite e respeite esse tempo.

4- Oportunidade: saber aproveitar as oportunidades de contato com as pessoas e usa-las da melhor maneira possível. Estar focado nos ajuda a ?enxergar? o obvio.

5- Vontade: de querer aprender, se misturar e se achar no contato com o outro. Usar essa energia que temos para poder seguir em frente.

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