É hora de mudar os seus comportamentos!

homer_simpson_assitindo_tv1-297x300

Todas as pessoas vivenciam constantes mudanças. Aprender é mudar. No entanto, mudar não significa que seja para melhor. É fundamental que a pessoa deseje e mentalize que precisa mudar para algo mais positivo, para um patamar mais elevado. Somente assim a pessoa trabalhará em favor de seu desenvolvimento pessoal. Inevitavelmente, há momentos em nossa vida em que temos que mudar, seja por uma iniciativa própria ou pelas exigências que a vida nos faz. O comportamento de mudança é uma escolha. Temos o direito e a capacidade de ajustar o nosso comportamento em relação às varias situações que acontecessem em nossa vida.

Porém, em alguns momentos, experimentamos situações em que, mesmo querendo agir de uma maneira diferente, nossas emoções fogem de nosso controle. E as emoções acabam ditando o nosso comportamento. Esses obstáculos e autosabotagens emocionais nos tomam a habilidade de mudar da maneira que gostaríamos.

Pense que o que trará resultados satisfatórios não é mudar a si mesmo, e sim as suas atitudes. Para isso, normalmente estabelecemos atitudes de outras pessoas como referências, seja um amigo, um irmão, ou seja, um modelo que você aprecie. O grande erro de algumas pessoas é que elas se comparam ao outro fazendo apreciações negativas de si mesma. Se comparar pela negativa é prejudicial. Contemple o que gostaria de ver em si mesmo e faça algo que permita implementar esse comportamento de uma maneira que possa lhe favorecer. Para uma mudança saudável e que atinja verdadeiramente você, o correto é que você foque apenas em seus comportamentos, e não no que você é como pessoa ou, tampouco, em seu amor próprio. Questionar o nosso próprio valor como pessoa pode ser destrutivo. Isso é um sinal de que sua autoimagem e sua autoestima estão abaladas. Este circuito negativo e constante de desvalorização de você faz com que você se aprisione em si mesmo, e consequentemente você fará mais do mesmo. Isso é conflitante, já que faz você se sentir impotente e paralisado mesmo sabendo que necessita urgentemente mudar.

O amor próprio não pode ficar fragilizado. Somente ele fará com que você tome atitudes positivas. Amar-se e ter uma autoestima elevada sempre auxiliará uma mudança positiva, que lhe satisfaça. E a melhor maneira de fazer isso, é não focar a mudança em si mesmo, mas em seus comportamentos, dado que os nossos comportamentos são percepcionados como parte de nós, e não nós mesmos.

As pessoas desejam mudar por dois motivos: ou porque desejam mudar algum comportamento ruim, ou porque desejam adotar um novo comportamento que fará com que sua vida mude para melhor. Você, assim como todas as pessoas, tem a capacidade de liderar a si mesmo. Isso é imprescindível. Conhecer a si mesmo e o que pretende mudar, para posteriormente focar as suas forças nessa tarefa são diferenciais. Abasteça-se de força de vontade, porque barreiras certamente surgirão nesse processo. Quando se pretende iniciar um comportamento novo, a maior dificuldade prende-se com o desconforto inicial e com a ausência de um retorno positivo imediato. As mudanças comportamentais evidenciam resultados a médio prazo. É preciso ser paciente e perseverante se deseja realmente mudar as suas atitudes! Seja persistente se deseja realmente aprender algo novo. Dedicar-se a essa tarefa é fundamental. Além disso, confiar que essa mudança será positiva lhe impulsionará a seguir. Confiar em si mesmo é extraordinário em qualquer tipo de mudança que queiramos implementar em nós mesmos. Sem um senso de autoconfiança, ficamos à mercê das vicissitudes da vida e das nossas incapacidades.

Por isso, estimule-se, impulsione-se, motive-se até designar em si mesmo o comportamento desejado. Desse modo você mudará a si mesmo sem ter focado diretamente nisso, e sim na mudança de suas atitudes, de seu comportamento. Isso trará resultados e bem-estar para sua vida.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s