A motivação é a chave da realização!

motivacao

A motivação é, sem dúvida, o principal instrumento para que uma tarefa que temos que realizar seja concluída satisfatoriamente. Todavia, no decorrer de nossa vida, nos deparamos com situações que faz com que a motivação que sentíamos seja abalada. Sem motivação, nos sentimos fracos, indispostos, completamente sem energia, a ponto de acreditar que as coisas não fazem mais sentido. A consequência disso é um grande dissabor que desejamos incessantemente que desapareça. Só que, ao mesmo tempo, nos sentimos paralisados, incapacitados de sair dessa situação tão desagradável. Essa paralisação, que acontece por um tempo indefinido, faz com que nos sintamos angustiados, angústia esta que nos impede de enxergar nossas perspectivas positivas. Inconscientemente, somos invadidos por cenários flagelantes que nos empurram a construírmos uma teoria de conspiração contra nós mesmos.

Se sentir motivado certamente é uma meta das pessoas que se sentem dessa maneira. Se sentir bem, saudável é um objetivo nobre. Por isso, a motivação é um caminho certeiro para o sucesso. O grande desafio é que muitas pessoas consideram uma tarefa árdua resgatar a motivação e, principalmente, continuar motivado. Manter-se motivado realmente não é fácil, só que essa diminuição da motivação gera uma perda da vontade de agir. Então, há uma mistura negativa da pessoa ao sentimento de abatimento que vivencia, e desse modo toda a sua vida é prejudicada.

Nesse caso, o que fazer para se sentir motivado e mais: continuar durante todo o percurso motivado? Acredito que a maneira mais eficaz para que isso ocorra é nunca perder de vista o resultado final. Você já ouviu falar no conceito “aja como se”? Não? Este incide, basicamente, em antecipar a sensação agradável de experienciar o resultado final. Por exemplo, se o seu objetivo é formar-se em um curso superior, sinta a felicidade e o contentamento que você imagina vivenciar quando a conclusão do curso se der. O mesmo serve para a abertura de um negócio ou qualquer outro plano de vida. Tenha clara a sua ideia de sucesso. Se o seu objetivo é estar num relacionamento feliz e bem sucedido, imagine-se a ter uma relação harmoniosa com o seu parceiro. Em súmula, atue como se você já tivesse o que você quer e deseja.

Aparentemente simples, esta é uma técnica poderosa, já que permite que sua autoconfiança seja elevada a ponto de fazer coisas que uma pessoa desmotivada definitivamente não faria. Além disso, essa técnica aciona os seus melhores recursos físicos e mentais, para que você se comporte de uma maneira certeira. Desse modo, a probabilidade de ser bem sucedido aumenta significativamente, pois aumenta a sua autoeficácia naquilo que faz, devido ao seu grande envolvimento. Agir como se você já tivesse alcançado seu objetivo final lhe deixa excitado e feliz, já que você está simulando em sua mente o panorama do sucesso. Esse é um passo importante para a concretização de sua meta.

Se você quiser ter sucesso numa determinada área da sua vida, então, aja como se você já soubesse que vai ser bem sucedido. Acreditar na vitória é essencial. Comporte-se como um vencedor e alcançará resultados satisfatórios.

Assuma a virtude se você não a tem.” Shakespeare 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s