Viva o presente! Não se paralise no passado!

Solidao 1

Tudo o que alguém fez para você no passado não tem poder sobre o presente. Só você lhe pode dar esse poder.” (Oprah).

A mudança é algo que se faz constante na vida de todas as pessoas. Tudo na vida é completamente mutável. Tudo vai e vem. O que verdadeiramente permanece imutável é o nosso passado. Este, o passado, é algo que está encerrado, terminado, completo e já não faz parte da existência atual. Palavras que são ditas, comportamentos e atitudes que são realizadas, oportunidades ignoradas…, são coisas que em nenhum momento teremos novamente e tampouco da mesma maneira. É impossível voltas atrás; voltar no tempo para apagar falhas que cometemos ou mesmo proteger-nos do sofrimento que sentimos no passado.

Todas as pessoas têm consciência disso. Contudo, muitos de nós lamentamos e sofremos ainda hoje, desejando avidamente termos a chance de retornar e fazer tudo da maneira correta. Por que isso ocorre?

Deixar as coisas irem embora é algo extremamente difícil. Isso ocorre especialmente nos momentos em que vivemos algum problema afetivo. Todas as pessoas que vivenciam a separação ou mesmo a perda de um parceiro sentem mágoa, ressentimento. Um relacionamento normalmente é constituído de promessas e perspectivas que eventualmente não são atingidas. Com isso, a pessoa se vê em um completo vazio, se sentindo desiludida e atormentada. Inicialmente, esse comportamento nada mais é que um mecanismo de defesa, visando diminuir a dor. Porém, se deixamos que a tristeza e desilusão nos tome o prazer da vida, somos obrigados a tê-las conosco durante muito tempo, e isso é muito danoso, inclusive podendo desencadear transtornos psicológicos como depressão, fobias, insônias, ansiedade, entre outros. Constatar que é possível aprender com o passado é excepcional, mas viver com ele ou mesmo dependente dele é excessivamente prejudicial.

A grande questão é que muitas pessoas sofreram e ainda sofrem com algo que ocorreu no passado. Isso faz com que a pessoa se sinta infeliz. Evitar se misturar ao seu passado e aos sentimentos que ele gerou, na época, pode fazer com que você se sinta mais tranquilo e feliz. Modificar o que aconteceu é impossível. Mas mudar a sua interpretação acerca de seu passado, você pode e deve fazer, desde que verdadeiramente deseje. O seu passado e aquilo que sente acerca dele, são coisas diferentes.

Por isso, se fundir aos acontecimentos do passado e, concomitantemente, aos sentimentos de angústia que ele gerou, é algo muito ruim, já que isso gera uma força altamente incapacitante, que lhe aprisiona ao tempo, lhe cristalizando nos sentimentos que foram gerados naquela altura e que transporta agora, julgando “ser” aquilo que sente e lhe aconteceu. Esse é um grande erro de raciocínio, que faz com que soframos desnecessariamente. Acreditar que é possível sair dessa situação é o diferencial.

Investir no conhecimento  das suas emoções é de extrema importância. Conhecê-las e saber lidar com elas torna-se numa vantagem para a vida de cada um de nós.

Você já parou para pensar que seu passado pode lhe ensinar lições para o resto de sua vida? Para que isso ocorra, é preciso de muita força de vontade e coragem, pois é básico que você aceite o fato que, em alguns momentos, agiu de uma forma que não foi bem sucedida, muitas vezes impensada, e que pode ter comprometido não somente você, mas outras pessoas, pessoas estas que você ama e que valoriza. Você pode ainda ter sido a vítima de alguma injustiça. Constatar o que foi ruim é analisar que a vida tem altos e baixos, e que erros têm consequências negativas. Todavia, se fazer de vítima e se condenar pelas falhas não resolverá nada, em absoluto.

Aceitar a realidade dos fatos e tentar modificar aquilo que se sente são capacidades humanas. Ainda que seja difícil, opte por aquilo que quer. Se optar por mudar aquilo que sente para aquilo que quer sentir, certamente será possível. Você é o único responsável por fazer escolhas que lhe favoreçam. O que ocorreu em seu passado só afetará a sua vida no presente se você permitir que isso ocorra.

Certamente, não é simples superar momentos ruins que vivenciamos, mas é bastante compensador. É triste, mas acontecimentos desagradáveis no passado fazem parte da vida de todos nós. Deixar para trás o que passou e viver o presente é um privilégio que trará saúde e bem estar para a sua vida!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s