Conflitos familiares têm solução?

conflito familiar 2

O conflito é algo típico da ação de evolução ser humano. Em uma relação familiar, que é algo extremamente complexo, já que cada pessoa tem sua peculiaridade, temperamento, preferências, diferentes idades…, há a todo tempo uma dura disputa pelo poder, o que gera conflitos.

As diferenças existentes entre as pessoas infelizmente não são analisadas como oportunidade de enriquecimento próprio. Aprender com as diferenças do outro é algo que pode ser delicioso, desde que você se permita conviver harmoniosamente com as particularidades dos demais sujeitos que fazem parte de sua vida familiar. No entanto, o que ocorre normalmente é que as diferenças entre as pessoas fazem com que seja estabelecido um conflito de interesses, que também pode ser chamado de discordância, e isso é percebido por você como insulto ou mesmo falta de amor.

O casal, quando interage entre si ou mesmo com os filhos, influencia diretamente na formação ou mesmo na alteração da identidade dos mesmos. Os pais transmitem para os filhos valores primordiais como amizade, respeito, trabalho, amor, paz e vários outros. Isso é transmitido a partir do que esses adultos demonstram a partir das suas relações com as pessoas.

Um ambiente familiar onde o casal evidencia uma união forte, calorosa, verdadeira, sabendo lidar com os conflitos da maneira mais saudável possível, um parceiro colaborando com o outro, satisfazendo as necessidades do companheiro, podem ser fatores diferenciais para uma família unida e feliz. Todavia, com os filhos, o casal deve demonstrar autoridade, uma autoridade que pode ser um consenso do casal ou mesmo de cada um dos cônjuges. A autoridade é a base para a educação dos filhos.

O grande problema é que é muito comum existirem conflitos “ocultos”, não resolvidos, seja entre o casal, entre pais e filhos, a família como um todo, ou mesmo da família com outros grupos familiares, ou seja, com outros sistemas. Os conflitos que não são resolvidos, que ficam submersos no contexto familiar, podem acarretar distância emocional, disfunção física e/ou psicológica, ou mesmo envolvimento em um caso amoroso.

A falta de comunicação, somada à dificuldade para resolver problemas em conjunto são fatores negativos na criação dos filhos. As divergências dos pais, veladas ou abertas, em relação à educação dos filhos, os deixam confusos e, com frequência, as crianças usam de manipulações, jogando os pais um contra o outro.

Quando os sujeitos envolvidos no conflito reconhecem o porque deste estar acontecendo e o que o originou, torna-se simples o enfrentamento do mesmo. Reconhecer as próprias limitações, medos, expectativas, valores, assim como conhecer as do (a) parceiro (a) é primordial. Observar conflitos que já aconteceram na família pode ser relevante, visto que assim é possível mudar a maneira de agir para que ele não se repita. A percepção desta conexão possibilita que não se fique apenas repetindo padrões relacionais antigos, ou seja, dando respostas antigas a situações novas, levando para o casamento e para a nova família uma repetição do relacionamento anterior com os seus próprios pais.

Buscar a harmonia deve ser o destaque da vida familiar. Ganhar a todo custo, mesmo passando por cima dos sentimentos das pessoas que convivem com você, pode ser algo extremamente danoso. Pensar com amor e desprendimento no que pode estar levando a outra parte a agir contrário a nossa vontade ou expectativa já é meio caminho andado para o entendimento.

Agir dessa maneira é inteligência e sensatez. O que faz com que as pessoas muitas vezes não atuem assim é que esse comportamento é erroneamente visto socialmente como fraqueza ou mesmo comodismo. O respeito que se ganha atuando harmonicamente é algo impagável. Vale a pena investir!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s