Vença o seu medo!

Imagem

Assim como o amor, o medo é uma emoção que também movimenta os seres humanos.

Se analisarmos com profundidade essa sensação tão típica das pessoas, é possível afirmar que quase todos os medos têm sua gênese no medo da morte. Quanto mais o sujeito se aproxima da morte, mais medo ele sente.

 O que muitas pessoas não sabem é que é exatamente o medo da morte que faz com que preservemos nossa vida. Como? Quando sentimos medo nos privamos de realizar uma atividade que de alguma maneira nos aproximará da possibilidade da morte. Isso faz com nos protejamos de situações de risco.

Algo que talvez você, leitor, não saiba, é que pessoas infelizes adoecem mais e consequentemente aumentam suas chances de morrer. Por isso, momentos felizes, com pessoas queridas, são fundamentais para uma vida saudável.

Voltando ao tema em questão, o medo, este vem sendo utilizado há muito tempo como forma de manipular as pessoas. Quando tememos muito por algo e não temos coragem de enfrentar, acabamos fazendo qualquer coisa para nos livrar dessa sensação incômoda.

As pessoas têm pavor do desconhecido. Aquilo que nunca experimentamos pode ser algo prejudicial em nossa visão. Atualmente, somos manipulados pelo medo de uma maneira mais elaborada. Quando sentimos medo de algo, procuramos mais informações sobre aquilo, pois assim talvez saibamos como agir quando uma situação inusitada ocorrer. E é exatamente por isso que os meios de comunicação expõem tantos episódios violentos e amedrontadores todos os dias. Temos um verdadeiro fascínio por esse tipo de conhecimento.

Até mesmo o mercado de trabalho utiliza o medo como maneira de manipulação. O medo de ficar desempregado é motivo para que as pessoas sacrifiquem sua vida privada em função de algo que pode vir a acontecer. As empresas sabem disso e manipulam as pessoas com essa possibilidade. Os empregados acabam trabalhando mais e isso aumenta a produção, mas por outro lado cria-se uma sociedade repleta de pessoas tristes, insatisfeitas e grandemente estressadas. Na outra extremidade temos aquelas que passaram pelo trauma de uma demissão, montaram seu próprio negócio e tornaram-se felizes e realizadas, mesmo que não recebendo financeiramente tanto quanto eram empregadas.

Há ainda o medo de colocar um ponto final em uma relação. Isso é algo extremamente comum, visto que muitas pessoas prolongam relacionamentos insatisfatórios. Existem vários medos que fazem com que isso ocorra: medo de ficar sozinho, medo de não conseguir se manter financeira ou emocionalmente, medo da solidão, etc. Sair de um relacionamento, mesmo que este seja problemático, é algo que dá medo, já que isso faria com que a pessoa obrigatoriamente partisse para uma mudança. Isso significaria romper com a zona de conforto, algo que amedronta as pessoas. A crença no ditado “ruim com ele(a), pior sem ele(a)” é muito negativa. Esse pensamento alimenta a crença de que não se é capaz de reestruturar a própria vida.

O medo de sair de algo que o deixa infeliz automaticamente faz com que você abra mão da possibilidade de, no futuro, ser feliz e bem-sucedido no relacionamento.

Agora, como podemos lidar com uma emoção que de tão forte pode nos deixar dominados por seu poder e menos conscientes?

O medo é um fenômeno psicológico. Ele é criado dentro de nossas mentes a partir de uma combinação de traumas, expectativas e receios. Embora possamos tentar nos afastar dele, se a crença que o alimenta não for alterada ele continuará habitando nosso inconsciente. Não há como refugiar-se. É preciso enfrentá-lo.

O medo, que na realidade pode ser de algo bem pequeno, toma grandes proporções em nossa mente. Quando o enfrentamos, constatamos o seu real tamanho. O medo faz com que a expectativa de enfrentar algo terrível seja bem maior do que o que realmente terá que ser enfrentado. O difícil nesse processo é manter a decisão de vencê-lo.

Independente de qual é o seu medo, enfrente-o. A melhor forma de dominar o medo é enfrentá-lo de frente. Depois de vencido você perceberá o quanto ele é mais fácil de ser dominado do que você imaginava. Isso certamente fará com que você se sinta mais seguro com si mesmo.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s