O poder do pensamento

Atualmente, há um grande culto por um corpo atlético e saudável. Dicas se saúde corporal são ótimas e bastante relevantes. No entanto, é fundamental a preocupação com a saúde mental. Dominar a mente não é nada fácil, exige-se um trabalho árduo e contínuo de observação de nossos pensamentos.

Desde o momento em que acordamos até quando nos deitamos, nossos pensamentos povoam nossa vida e, na maioria das vezes, nem sequer nos damos conta desse mecanismo. Por isso, devemos procurar ter muita consciência e cuidado no uso da palavra e no fluxo dos nossos pensamentos. Sermos vigilantes e conscientes do que falamos com as pessoas pode ser o diferencial para mantermos relacionamentos e até mesmo uma vida mais harmoniosa. Para que nós usemos palavras adequadas no tom certo, na hora certa, os seus pensamentos também têm que estar harmoniosos e disciplinados. A qualidade de nossos pensamentos vai determinar a nossa saúde, os nossos relacionamentos e o nosso destino.

Desse modo, há uma corrente psicológica que afirma que pessoas doentes realmente podem melhorar suas chances de sobreviver ao se manterem otimistas e felizes.

“Existe esta ideia de que você pode ter sucesso e conquistar qualquer coisa, mesmo doenças, com base no seu caráter”, disse James Coyne, professor de psicologia da Universidade de Pennsylvania, nos EUA, que realiza pesquisas sobre oncologia comportamental.

Estudos ligando pensamento positivo e saúde frequentemente fazem notícia. Por exemplo, um trabalho de pesquisadores israelenses sugere que mulheres que enfrentam diversos desafios na vida, como morte na família ou divórcio, têm mais chance de serem diagnosticadas com câncer de mama do que aquelas que tiveram vidas mais estáveis e felizes. Os resultados foram detalhados na edição de 21 de agosto da revista científicaBMC Cancer.

O mesmo estudo descobriu que mulheres com câncer têm mais chance de reportarem, antes do diagnóstico, que estiveram ansiosas ou deprimidas e que coisas ruins aconteceram em suas vidas.

Ronit Peled, uma das autoras do estudo, pesquisadora da Universidade de Bem-Gurion, em Israel, disse que houve evidência para uma relação entre bem-estar emocional e o risco de contrair câncer. “A mensagem principal do meu ponto de vista é que mulheres que tem severos eventos na vida ainda quando são jovens devem ser consideradas em um grupo de risco para câncer de mama e serem tratadas de acordo”, ela disse. “Mas sentimentos gerais de felicidade e otimismo na vida de alguém podem ter um papel protetor.

James disse que o público geralmente entende que notícias como esta provam que o pensamento positivo é bom para a saúde.

(Pesquisa extraída de http://hypescience.com/o-poder-do-pensamento-positivo-verdade-ou-mito/)

Como nossa mente está em constante funcionamento, é interessante que aprendamos a identificar nossos pensamentos, ou seja, cada sujeito deve se observar. “No que estou pensando?”

Quando você perceber que passa muito tempo pensando em problemas específicos, pergunte-se: Este pensamento me ajuda? Estou chegando a uma solução? Ele visa um objetivo final? O que eu estou ganhando com esse pensamento? Se a resposta for “não”, tente eliminar o pensamento. Simplesmente substitua-o por algo completamente não relacionado… como um filme, um jogo de futebol, algo interessante que leu. Não tente argumentar, racionalizar ou corrigir o pensamento; apenas substitua-o. E, é claro, não troque um problema por outro.

Seu pensamento “chato” irá voltar, sem dúvidas. Continue expulsando-o de sua consciência. Em algum momento ele vai se cansar e parar de te perturbar.

Seja perseverante. Isso pode trazer excelentes benefícios para sua saúde física e mental!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s